A Multiplan divulgou ontem os resultados do terceiro trimestre de 2019. Nos primeiros nove meses de 2019, a Companhia já investiu 87,6% a mais do que em todo ano de 2018, totalizando R$570,2 milhões de investimento.
No terceiro trimestre, as vendas dos lojistas dos shopping centers cresceram 5,2% em relação ao mesmo período do ano anterior, a R$3,8 bilhões. O crescimento foi impulsionado pelo aumento das vendas em 18 dos 19 empreendimentos do grupo.
O Resultado Operacional Líquido (NOI), indicador que representa a soma da receita das propriedades descontadas as despesas necessárias para operá-las, totalizou R$ 297,5 milhões no terceiro trimestre, crescendo 7,9% sobre o mesmo período do ano anterior, refletindo os sólidos aumentos registrados nas receitas de locação e estacionamento.
O EBITDA atingiu R$ 235,1 milhões, crescendo 3,4% em relação ao mesmo período do ano anterior, beneficiado pelo desempenho operacional dos ativos (NOI: +7,9%), sendo parcialmente compensado pelo impacto contábil na conta de remuneração baseada em ações, que aumenta a linha de despesas quando a ação se valoriza. Excluindo esse efeito, em ambos os períodos, o EBITDA teria crescido 7,4%, atingindo R$245,7 milhões.
O lucro líquido apresentou um aumento de 4,4% no terceiro trimestre e totalizou R$121,5 milhões, principalmente devido ao aumento de 8,0% da receita líquida. Se desconsiderada essa linha, o lucro líquido teria crescido 12,0% e alcançado R$132,2 milhões, com margem de 40,2%.
O aluguel nas mesmas lojas (SSR) alcançou um aumento de 10,8%, o maior crescimento em seis anos, desde o terceiro trimestre de 2013. A receita de locação alcançou R$267,0 milhões no período, um crescimento de 8,9% sobre o mesmo trimestre do ano anterior, principalmente por conta da recente aquisição de 20% do BH Shopping, que levou ao aumento de 35,1% em seu aluguel no trimestre; do efeito do ajuste do IGP-DI de 7,5%; e da adição de 20,1% na receita de merchandising. Mais da metade dos shopping centers da Multiplan apresentaram crescimento da receita de locação superior a 10%.
Um dos destaques do período foi a celebração de 40 anos do primeiro ativo desenvolvido pela Multiplan, o BH Shopping. O empreendimento passou por revitalizações e renovações, tornando o shopping ainda mais alinhado com as tendências da indústria. A Multiplan lançou também o novo site de Relações com Investidores, oferecendo fácil acesso a todos os documentos, além de novas informações para investidores e analistas.
Durante o período, também houve o lançamento do Clique & Retire, nova funcionalidade do superapp Multi que permite aos clientes realizar uma compra pelo app e retirar o pedido em até 45 minutos em um locker inteligente no shopping. Inicialmente, a funcionalidade está disponível no BarraShopping (Rio de Janeiro) para as categorias de produtos não perecíveis e com dimensões pré-determinadas. O serviço tem como objetivo tornar a jornada do consumidor ainda mais prazerosa, prática e recheada de experiências, reforçando a estratégia omnichannel da Multiplan.