Multiplan

ESG (Environmental, Social and Governance)  

Construir relações de longo prazo com clientes, parceiros, colaboradores e comunidades do entorno faz parte da nossa história.

Há quase 50 anos, crescemos alinhados às práticas ESG (Environmental, Social and Governance - em português, Ambiental, Social e Governança), comportamento responsável que busca reduzir o impacto ao meio ambiente, o esgotamento de recursos naturais e condições que possam desestabilizar a economia e a sociedade.

Valorizamos a liberdade, a integridade, o respeito, a diversidade e a transparência. Essa filosofia se reflete em todas as nossas ações e negócios.

Cada vez mais, nossos empreendimentos caminham no sentido da sustentabilidade, contribuindo com o desenvolvimento e crescimento de toda a nossa cadeia de relacionamento. 

Nosso negócio é fazer a vida das pessoas melhor e nosso legado é o desenvolvimento!

Relatório Anual de Sustentabilidade

Há mais de 10 anos, os resultados ambientais, sociais e econômicos/financeiros da Multiplan são divulgados por meio do Relatório de Sustentabilidade. A publicação segue as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), entidade que desenvolve padrão internacional com objetivo de elevar as práticas associadas ao reporte e ampliar a transparência na prestação de contas aos investidores e à sociedade.

Práticas sustentáveis contribuem com um meio ambiente saudável, aumentam eficiência e reduzem custos operacionais.

Produção e consumo de energia limpa, redução de emissões de gases de efeito estufa, descarte correto de resíduos e reuso da água são algumas das ações adotadas pela Multiplan em seus empreendimentos.  

ENERGIA

  • Produção própria de energia solar, desde 2010;
  • Painéis solares em quatro shoppings: ParkShoppingSãoCaetano (SP), ParkShopping Canoas (RS), ParkShoppingCampoGrande e ParkJacarepaguá (RJ);
  • Duas usinas fotovoltaicas externas, que abastecem integralmente o VillageMall e a sede da Multiplan (RJ);
  • Utilização de luminárias com lâmpadas LED e vidros de alta performance, com diminuição significativa do consumo de energia, em todos os empreendimentos;
  • Estações de recarga de veículos elétricos em todos os shoppings da Companhia;
  • Duas torres comerciais com certificação LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental) – a Golden Tower, parte do complexo Morumbi Corporate (SP) e o ParkShopping Corporate (DF).
  • Usina Itacarambi - Painéis de energia solar
  • Morumbi Corporate - Torre com certificação LEED
  • ParkJacarepaguá - Painéis de energia solar
  • ParkShopping Canoas - Lâmpadas de energia solar
  •  MorumbiShopping - Estação de recarga de veículos elétricos

Fator de Alavancagem

Resolução Normativa n° 1072/2023. Essa resolução estabelece uma metodologia de monitoramento dos agentes atuantes do mercado de energia, com o propósito de reforçar a segurança das transações no Mercado Livre de Energia.
O fator de alavancagem é um indicador criado para mensurar o grau de exposição de cada agente, conforme informações enviadas periodicamente.

Código do Evento Fator de Alavancagem
202403002 0,000006504600

ÁGUA

  • Sete shoppings contam com estações de tratamento de esgoto e de água (ETE), que contribuem para melhorar a qualidade dos efluentes e permitem a reutilização da água tratada em banheiros, sistemas de ar-condicionado e irrigação;
  • Sistemas de reuso de água e captação de água da chuva;
  • Redutores de pressão nas torneiras dos shoppings e monitoramento do consumo de água para identificar e evitar desperdícios.
  • BarraShopping - Estação de Tratamento de Água
  • ParkJacarepaguá - Estação de Tratamento de Água

MATERIAIS E RESÍDUOS

  • Reciclagem de resíduos orgânicos, que ajudam a produzir toneladas de fertilizantes, utilizados para o tratamento e conservação de espaços verdes nos shoppings e arredores dos empreendimentos;
  • Uso de insumos recicláveis, como sacos recicláveis para lixo e para guarda-chuva e sacolas plásticas recicladas.
  • BH Shopping - Área de Reciclagem
  • RibeirãoShopping - Horta Multi Sustentável
  • ShoppingAnáliaFranco - Campanha Lacre do Bem
  • VillageMall - Horta Sustentável
  • RibeirãoShopping - Composteira

BIODIVERSIDADE

  • Desenvolvimento de projetos que melhoram a vida urbana, como recuperação e manutenção de parques, vias e praças;
  • Revitalização do Parque Municipal Getúlio Vargas, em Canoas (RS), localizado em frente ao ParkShopping Canoas, que abriga mais de 120 espécies de aves;
  • Renovação do paisagismo do Parque das Artes, em Ribeirão Preto (SP), que teve seus 45 mil m² de vegetação renovados;
  • Reforma da Praça Sol Peres, ao lado do MorumbiShopping (SP);
  • Construção do Parque Tom Jobim, vizinho ao ParkShoppingSãoCaetano, em São Caetano do Sul (SP);
  • Adoção de áreas verdes em torno do BH Shopping, como o trevo da BR-356 e da MG-030, e o canteiro central dessas mesmas rodovias;
  • Iniciativas de educação ambiental, como os projetos “Muda, Horta do Bem” e “Adote o Verde”, em Belo Horizonte (MG), e oficinas realizadas com o Instituto Moleque Mateiro, no Rio de Janeiro (RJ).
  • MorumbiShopping - Praça Sol Peres
  • ParkShoppingSãoCaetano - Parque Tom Jobim
  • ParkShopping Canoas - Parque Municipal Getúlio Vargas
  • RibeirãoShopping - Parque das Artes

Por meio do hub Multiplique o Bem, a Multilplan desenvolve e impulsiona diversas iniciativas sociais, culturais, de bem-estar e relacionadas à causa animal. Multiplicar o Bem faz parte do dia a dia da Companhia, que engaja clientes, colaboradores e a sociedade em prol de uma vida melhor e mais justa para todos.

 

SAÚDE

  • Criação do Centro Avançado de Pesquisa e Desenvolvimento (CAPED), no Centro Médico RibeirãoShopping (SP), para fomentar pesquisa e inovação em saúde;
  • Apoio de mais de uma década ao Hospital Pequeno Príncipe (PR), referência em pediatria;
  • Suporte ao Hospital de Amor (SP), especializado em prevenção e tratamento do câncer;
  • Parceria com o HEMORIO nos shoppings do Rio de Janeiro (RJ), para doação de sangue;
  • Estímulo ao desenvolvimento de estudos científicos em centros de pesquisa, como Instituto D’Or (RJ) e Fiocruz (RJ);
  • Disponibilização de espaços nos shoppings da rede para campanhas de vacinação contra gripe, sarampo, febre amarela e COVID-19;
  • Doação de equipamentos para modernização das clínicas da família Bárbara Mosley de Souza e Otto Alves de Carvalho, localizadas no entorno do ParkJacarepaguá (RJ);
  • Campanhas de conscientização sobre doenças, como Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul.
  • RibeirãoShopping - Centro Avançado de Pesquisa e Desenvolvimento (CAPED)
  • MorumbiShopping - Estande ANS
  • Hospital Pequeno Príncipe
  • BarraShopping - Doação de Sangue (HEMORIO)

BEM-ESTAR

  • Criação do MultiSer, o primeiro Centro de Gestão da Emoção do mundo dentro de um shopping center;
  • Inauguração da Sala do Bem no ParkShoppingCampoGrande (RJ), destinada a crianças com autismo.
  • RibeirãoShopping - MultiSer
  • RibeirãoShopping - MultiSer
  • ParkShoppingCampoGrande - Sala do Bem
  • ParkShoppingCampoGrande - Sala do Bem

EDUCAÇÃO

  • Projeto de escolarização para colaboradores dos shoppings do Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP);
  • Reforma das escolas municipais Marechal Canrobert Pereira Costa e Naturalista Augusto Ruschi, vizinhas ao ParkJacarepaguá (RJ).

ESPORTE

  • Apoio a circuitos de corrida de rua e pedaladas, torneios de judô e tênis de mesa;
  • Cessão de áreas para a prática de atividades físicas nos shoppings, como quadra de vôlei de praia e pistas de patinação;
  • Realização de eventos gratuitos voltados à prática esportiva, como o Arena SESC, que conta com circuitos esportivos, pistas de skate e quadras de vôlei, futevôlei, futebol de areia, basquete 3x3 e futmesa.
  • ParkShopping Canoas - Arena Park
  • ParkShoppingCampoGrande - Arena Sesc, quadra de vôlei de praia
  • ShoppingSãoCaetano - Track&Field Run Series
  • ParkJacarepaguá - Pista de patinação

CULTURA

  • Teatro Multiplan (RJ), com capacidade para mil pessoas, oferece apoio para espetáculos teatrais, musicais e literários;
  • Realização de eventos de música, cinema, gastronomia e artes plásticas nos shoppings, com atrações nacionais e internacionais;
  • Atrações especiais para o público infantil, como o parque infantil BarraCadabra, em Porto Alegre (RS), e o Parque da Magia, no ParkJacarepaguá (RJ).

DIREITOS HUMANOS

  • Criação do Espaço Mulher, no NewYorkCityCenter (RJ), primeiro espaço dentro de um shopping center destinado ao acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica;
  • Apoio à campanha #SinalVermelho contra a violência doméstica, lançada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), em conjunto com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ);
  • Apoio ao Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos, promovido pela Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (AMAERJ), que busca identificar, disseminar, estimular e homenagear as ações em defesa dos direitos humanos e dar visibilidade a práticas e trabalhos na área;
  • Apoio à campanha #ChegadeTrabalhoInfantil, do Ministério Público do Trabalho;
  • Patrocínio da construção do Memorial às Vítimas do Holocausto (RJ), espaço que presta homenagem às vítimas do holocausto e fortalece a cultura e o turismo da cidade.
  • NewYorkCityCenter - Espaço Mulher
  • NewYorkCityCenter - Sala de Atendimento Espaço Mulher
  • Memorial às Vítimas do Holocausto - Museu
  • Campanha #SinalVermelho
  • Memorial às Vítimas do Holocausto - Monumento

AÇÕES FILANTRÓPICAS

  • Arrecadação de mantimentos, agasalhos, roupas e brinquedos - entre os projetos parceiros, destaca-se o “Mesa Brasil", do SESC, maior banco de alimentos da América Latina;
  • Apoio a iniciativas emergenciais de recolhimento de doações, como a ação SOS Mariana (2015), SOS Brumadinho (2019), SOS SP (2022) e SOS Petrópolis (2022);
  • Ações sociais que promovem o acesso de crianças em situação de vulnerabilidade social a atrações dos shoppings, como cinemas e parques infantis.
  • RibeirãoShopping - Campanha do Agasalho
  • Campanha Alimente o Bem - Parceria com o Mesa Brasil
  • Iniciativa Social - SOS Petrópolis
  • Ação social - Dia das Crianças

PROTEÇÃO DOS ANIMAIS

  • Parceria com o Instituto Luisa Mell para realização de eventos de adoção consciente de pets nos shoppings, contribuindo para que milhares de cães e gatos ganhem novos lares.
  • Campanha de Adoção de Pets
  • Campanha de Adoção de Pets
  • Campanha de Adoção de Pets
  • Campanha de Adoção de Pets

A Multiplan voluntariamente adota práticas de governança que vão além das exigências legais, seguindo recomendações da Comissão de Valores Mobiliários e de organizações e associações especializadas. A Companhia está listada no Nível 2 de Governança Corporativa da B3 desde a sua abertura de capital (IPO), em 2007.

A governança corporativa da Companhia é baseada em quatro pilares: transparência, equidade, prestação de contas (accountability) e responsabilidade corporativa, a fim de buscar parcerias saudáveis e prósperas de longo prazo com todos os stakeholders.

Pelo 7º ano consecutivo, a Multiplan é eleita por analistas e investidores como a empresa mais conceituada do setor na América Latina, de acordo com a pesquisa Institutional Investor. 

Quadro comparativo das práticas de governança da Multiplan versus empresas do Nível 2 e Novo Mercado:

Regra Nível 2 Multiplan Novo Mercado
Capital Social Ações ON e PN (com direitos adicionais) Free float composto somente por ON Somente ações ON
Free float mínímo 25% 25% 25%
(com exceção)
Prazo para recomposição do free float (25%) 6 meses 6 meses 18 meses
Divulgação da remuneração dos administradores (maior, menor e média) Conforme legislação Divulgado de acordo com os requisitos do Novo Mercado Obrigatório
Comitê de Auditoria Facultativo Facultativo Obrigatório
Área com funções de Compliance, controles internos e riscos Facultativo Possui Vice-Presidência de Compliance Obrigatório
Demonstrações Financeiras traduzidas para o inglês Obrigatório, até 15 dias após divulgação em português Simultânea à divulgação em português Conforme legislação
Informações em inglês, simultâneas à divulgação em português (fatos relevantes, informações sobre proventos e press release de resultados) Não há regra específica Sim Obrigatório
Apresentações Públicas Reunião pública presencial com analistas pelo menos uma vez ao ano Reunião anual + teleconferências após divulgação de resultados  Teleconferências após divulgação de resultados
Código de Conduta Obrigatório Código de Conduta que atende aos requisitos do Novo Mercado Obrigatório, com conteúdo mínimo.
Divulgação de Relatório Socioambiental Facultativo Divulga desde 2010 Facultativo
Divulgação de Manual para Participação de Acionistas em Assembleia Não há regra específica Sim Não há regra específica

 

PROGRAMA DE INTEGRIDADE

A Vice-Presidência de Compliance da Multiplan é responsável pelo gerenciamento do Programa de Integridade do Grupo. Sua atribuição é promover a conduta ética em todas as atividades da Companhia, por meio de políticas, treinamentos, mecanismos e procedimentos, voltados a prevenir, detectar
e sanar desvios e irregularidades, fomentando e disseminando a cultura de integridade.

As principais diretrizes do Programa de Integridade da Multiplan estão contidas no Código de Conduta, adotado desde 2012, posteriormente revisado em 2014, e mais recentemente atualizado e consolidado em 2022, com aprovação do Conselho de Administração.

Direcionando o comportamento ético de colaboradores, parceiros e fornecedores, o Código ainda coloca à disposição de qualquer interessado o Canal de Ética, pelo qual  é possível enviar sugestões ou dúvidas sobre questões de integridade, bem como fazer relatos de desconformidades. As previsões do Código de Conduta são complementadas por planos e políticas específicas, como a Política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro, Políticas de Privacidade e Plano de Resposta a Incidentes.

O compromisso com a atuação de maneira integra, responsável e sustentável também é demandado dos parceiros e fornecedores da Multiplan, por meio da concordância com a Carta Compliance da Companhia e pela adoção de cláusulas sobre regras de conduta ética nos contratos ou normas gerais de contratação. Os princípios, valores e práticas que regem sua atuação são ainda transmitidos a seus parceiros e fornecedores por meio de um vídeo que indica os principais aspectos da conduta esperada de terceiros com quem a Multiplan se relaciona.

O Programa de Integridade conta também, com um processo de que diligence e avaliação de fornecedores e parceiros, visando à mitigação de riscos e adequação da atuação de terceiros, além da adoção de mecanismos de controle, testes e colaboração na gestão de riscos.

ÍNDICES DE GOVERNANÇA

Índice de Ações com Tag Along Diferenciado (ITAG B3)

Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada (IGC B3)

Índice de Governança Corporativa Trade (IGCT B3)

Índice Carbono Eficiente (ICO2 B3)

ESTATUTOS, POLÍTICAS E CÓDIGOS

×