O ParkShopping foi inaugurado em novembro de 1983, quando Brasília ainda era uma cidade jovem com seu primeiro milhão de habitantes. O centro comercial se destacava por sua arquitetura arrojada para a década de 80, com luz natural iluminando as áreas comuns, incluindo uma praça central coberta por uma enorme cúpula de vidro. O arrojo também estava na localização. Como vizinhos, apenas um hipermercado, um setor de oficinas e de garagens ainda em estruturação, um estádio de futebol, uma BR que liga o Brasil de Norte a Sul e o cerrado do Planalto Central.
Em 40 anos, quase tudo mudou. O ParkShopping cresceu com Brasília e para Brasília. O centro de compras e experiências trouxe novas marcas, nacionais e internacionais, para a região Centro-Oeste. Foi precursor, na cidade, de um conceito contemporâneo que prezava pelo bem-estar e disponibilizava entretenimento, além de opções diversificadas de consumo. O empreendimento também impulsionou o desenvolvimento da região onde foi implantado e passou a ser destino certo para o brasiliense.
São muitos os motivos para celebrar as quatro décadas. Em 2012, o projeto se tornou um complexo ao ganhar a companhia do ParkShoppingCorporate, empreendimento comercial destinado à locação, com duas torres interligadas ao shopping por uma passarela promoveu uma relação - até então desconhecida na região - entre trabalho, compras, serviços, lazer, cultura e gastronomia.
O shopping passou por dez expansões, e atualmente abriga 406 lojas/288 operações, com um fluxo de 11,2 milhões de visitas em 2022 Hoje, o shopping está cercado por um novo polo hoteleiro, um próspero e crescente bairro que também tem Park no nome e um shopping de decoração. Além de novos empreendimentos que serão vizinhos do ParkShopping. São 40 anos de evolução, internas e externas.
Palco de atrações culturais e exposições que colocaram Brasília no cenário da arte e do entretenimento, o ParkShopping está marcado na memória afetiva dos brasilienses. Entre as experiências recentes, Beyond Van Gogh e Dinossauros do Brasil em 2022; Oscar Niemeyer – Linhas e Luzes, em 2023. “Trazer o que fica gravado na história da cidade está no DNA do PKS. É gratificante perceber que os clientes jamais esqueceram da Boneca Eva, dos Golfinhos de Miami, do Castelo da Disney, das exposições Corpos e Tittanic, do Cirque Du Soleil e do ParkFashion. O feedback deles é reflexo da relevância do PKS nesse contexto também”, afirma Natália Vaz, superintendente do PKS. Além disso, sua contribuição para a cultura local inclui a introdução do primeiro complexo de cinema em um shopping no Brasil em 1988.
Para celebrar seus 40 anos, foram investidos mais de R$40 milhões em renovações, incluindo a substituição de pisos, tetos, mobiliário, projeto de iluminação e paisagismo. O shopping também adotou medidas inovadoras, como a instalação de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e a implementação de um sistema de estacionamento interno sem cancela de entrada. O PKS foi o primeiro shopping no Brasil a implantar a entrada para o estacionamento interno 100% free flow. O serviço, chamado “Acesso Multi”, é realizado por meio de câmeras, que possibilitam a leitura automática das placas dos veículos, sem que o cliente precise retirar tickets na entrada do estacionamento ou ter uma tag contratada.
O empreendimento também concentra iniciativas de responsabilidade social, como a feirinha de adoção de animais e campanhas de solidariedade. A sustentabilidade é uma prioridade, com projetos de reciclagem de lacres e tampinhas e a gestão de resíduos sólidos para minimizar o impacto ambiental.
O ParkShopping é um símbolo do desenvolvimento de Brasília e tem evoluído constantemente ao longo de sua história, sempre pensando na comunidade brasiliense, oferecendo inovação, entretenimento e bem-estar.