A Multiplan realizou, no dia 07 de dezembro, sua Reunião Pública de 2022, encontro anual dos executivos com acionistas e analistas do mercado financeiro, conduzido pelo Vice-Presidente Financeiro e de Relações com Investidores, Armando d’Almeida Neto. Entre os destaques apresentados, a Companhia mostrou, nos primeiros 11 meses de 2022 em relação ao mesmo período de 2019, um aumento de 22,5% nas vendas totais, de 37,2% nas vendas nas mesmas lojas (SSS) e de 44,4% nos aluguéis nas mesmas lojas (SSR).
Seguindo essa tendência, nos últimos 12 meses até setembro de 2022 diversos indicadores apresentaram recordes de crescimento na comparação com o mesmo período em 2021: 50,5% no resultado operacional líquido (NOI), 76,6% do EBITDA, 69,0% no fluxo de caixa operacional (FFO) e 92,5% no Lucro Líquido.
A Multiplan atingiu seu menor nível de alavancagem em dez anos, desconsiderando a venda do Diamond Tower no terceiro trimestre de 2020. A relação entre dívida líquida e Ebitda ficou em 1,72 vez no terceiro trimestre deste ano, ante índice de alavancagem de 2,05 vezes ao final do segundo trimestre. Em outubro de 2022, a Companhia anunciou a liquidação da 11ª emissão de debêntures da Companhia, no valor de R$300 milhões a uma taxa de CDI+1,20 a.a.
Neste ano, outro motivo para comemorar foi o aniversário de 15 anos da Multiplan na Bolsa brasileira. Desde 2007, a empresa aumentou 534 mil m² a área bruta locável (ABL), concluiu 54 projetos - como aquisições de participações, expansões, shoppings inaugurados e torres construídas -, e foi reconhecida pelo mercado e pela sociedade através de diversos prêmios. Os indicadores financeiros da Companhia apresentaram crescimento expressivo nos últimos 15 anos (12 meses set/22 vs. 12 meses set/07): 456% na receita líquida, 670% no EBITDA, 625% no NOI, 3.169% no FFO e 21.011% no lucro líquido.
Durante a reunião, Armando agradeceu aos investidores, analistas e lojistas: ¨Sou muito grato por essa parceria, sem esse apoio de vocês os nossos projetos não seriam possíveis. As mudanças que estão acontecendo na Multiplan são resultado de um sonho compartilhado e planejado por todos nós”, disse o Vice- presidente em seu discurso.
Assista a Reunião Pública na íntegra
Clique aqui para acessar a apresentação.
Outros destaques:
Melhor Projeto de Shopping Center
O ParkJacarepaguá, que comemorou seu primeiro aniversário em novembro, foi o grande vencedor da categoria “Melhor Projeto de Shopping Center” no GRI Awards 2022, prêmio que destaca os mais importantes projetos imobiliários do Brasil. Projetado em linha com o conceito de “shopping do futuro” e construído a partir das mais modernas tecnologias sustentáveis, o ParkJacarepaguá traz ainda, geração de emprego e renda e desenvolvimento da região do entorno. Recentemente, o ParkJacarepaguá inaugurou o Parque da Magia, com um ambiente inovador que une tecnologia e diversão em um espaço lúdico, inclusivo e repleto de aventuras sensoriais. O parque promete surpreender seus visitantes.
Golden Lake
Em primeira mão, a Companhia também apresentou o pré-lançamento do Lake Eyre - segunda fase do Golden Lake . A novidade é fruto dos bons resultados da primeira fase do Golden Lake - primeiro bairro privativo de Porto Alegre -, que atingiu a marca de 54,6% de sua área privativa vendida até 31 de outubro de 2022. O empreendimento inovador tem apresentado avanços significativos em alguns dos principais marcos do projeto, como o Main Lake e as quadras de tênis. O Main Lake, um lago navegável de quase 5 mil metros quadrados na área central do projeto, foi oficialmente inaugurado no dia 5 de novembro.
Iniciativas ESG
Outros temas abordados durante a reunião pública foram as iniciativas ESG da Multiplan, que continuam criando valor para os acionistas e para a sociedade. A Companhia entende que iniciativas ambientais que englobam biodiversidade, mudanças climáticas, construções verdes, energias renováveis e conservação hídrica, tornam a Companhia ainda mais eficiente. As iniciativas que priorizam o impacto social positivo são investimentos no bem-estar dos clientes e lojistas. Já as ações voltadas para governança, que tem por objetivo desenvolver e promover a transparência e a ética,ajudam a mitigar riscos.
Inovação Digital
Com mais de 3 milhões de downloads acumulados, o Multi, o super aplicativo dos shoppings da Multiplan, continua mostrando crescimento consistente. O aplicativo mais do que dobrou o número de usuários únicos e ficou próximo de triplicar o número de vezes que foi acessado e utilizado no terceiro trimestre deste ano, quando comparado com o mesmo período do ano anterior. Atualmente, o app tem nota 4,9 de 5 nas lojas de aplicativos, mostrando satisfação dos clientes, e é o que tem o maior número de downloads da indústria de shoppings brasileira.
O crescimento da base e da utilização do aplicativo é resultado da execução da estratégia que a Companhia estabeleceu: criar um canal proprietário de contato direto com seus clientes para oferecer funcionalidades que o auxiliassem em sua jornada nos shoppings. Este processo resulta na Multiplan conhecendo melhor seus clientes e, assim, sendo capaz de ser assertiva em mostrar o que o shopping oferece, aumentando sua frequência e consumo, além dos insights para decisões de negócios, centradas no motor de recomendações phygital, o OmniMIND.
Shoppings aniversariantes
Em 2022, três shopping centers da Multiplan completaram 10 anos - VillageMall, ParkShoppingCampoGrande e JundiaíShopping -, e o MorumbiShopping completou 40 anos. Nos meses referentes aos aniversários, cada shopping criou um calendário de eventos especial, aproximando clientes e lojistas dos empreendimentos através de experiências focadas em seus respectivos públicos.