No dia 24 de fevereiro, a Multiplan divulgou seus resultados do quarto trimestre e do ano de 2013. As vendas nos 18 shoppings centers do grupo foram de R$ 3,7 bilhões no quarto trimestre de 2012, 14,0% maiores do que no mesmo período de 2012. Em 2013, as vendas totais atingiram R$ 11,4 bilhões, 16,3% maiores do que em 2012.
As vendas nas mesmas lojas (SSS) aumentaram 7,6% no quarto trimestre, chegando a R$ 1.894 por m² por mês. No ano, o mesmo índice cresceu 7,4%. Tanto âncoras quanto satélites apresentaram desempenho consistente: as lojas âncoras cresceram 8% no último trimestre e 7,7% em 2013, enquanto os satélites cresceram 7,2% e 7% respectivamente. As vendas por m² de lojas com menos de 1.000 m² chegaram a R$ 2.546 por mês no quarto trimestre, enquanto as lojas abaixo de 200 m² venderam R$ 2.950 por mês no mesmo período.
Todos os shoppings centers da Multiplan apresentaram crescimento de vendas no ano, com destaque para o RibeirãoShopping com 17,4% e o Shopping Santa Úrsula com 13,4%, ambos na cidade de Ribeirão Preto, e para o ParKShopping São Caetano, em seu segundo ano de operação, com aumento de 14,4% em 2013. Os três novos shoppings abertos em 2012, assim como o Parque Shopping Maceió, em parceria com a Aliansce, contribuíram com R$ 1 bilhão em vendas em 2013.
O aluguel nas mesmas lojas (SSR) aumentou 8% nos quarto trimestre e 9,6% em 2013, superando o de ajuste do IGP-DI e do IPCA em 2,5% e 3,5%, respectivamente. Junto com as novas áreas inauguradas nos últimos doze meses, a receita de locação teve um aumento de 18,7%, chegando a R$ 684,2 milhões em 2013.
Em consequência do resultado, houve forte crescimento da receita bruta que aumentou 10,6% no quarto trimestre de 2013 contra o mesmo período de 2012, atingindo R$ 295 milhões. No ano, a receita bruta foi de R$ 1,1 bilhão, uma expansão de 21,7% em relação a 2012, desconsiderando o impacto não recorrente da venda do Morumbi Business Center em 2012.
Houve também um aumento de 15,4% na Receita Operacional Líquida (NOI) + Cessão de Direitos (CD) para R$ 744,1 milhões em 2013. O EBITDA consolidado fechou o ano em R$ 610,7 milhões. O resultado é 12,7% superior ao de 2012, se excluída a venda do MorumbiBusinessCenter. O EBITDA do quarto trimestre do ano foi de R$ 138,8 milhões e foi impactado por despesas operacionais não recorrentes com consultoria jurídica e pagamento dos REFIS, sendo 19,0% menor do que no período anterior.
O lucro líquido e o FFO (importante indicador do setor) atingiram R$ 57,1 milhões e R$ 88,7 milhões no quarto trimestre, ou R$ 284,6 milhões e R$ 426,2 milhões em 2013, respectivamente. Estes resultados sofreram o impacto das despesas operacionais não recorrentes e das despesas legais mencionadas acima, bem como da maior despesa financeira depreciação.
Com três novos shoppings, era esperado que as despesas operacionais tivessem um grande crescimento no ano de 2013. A empresa optou por fazer investimentos em promoção, publicidade, prestando melhores serviços para acelerar o desenvolvimento e proteger da concorrência os novos empreendimentos.
Em 17 de dezembro de 2013, a Multiplan anunciou o pagamento de juros sobre capital próprio no montante de R$ 45 milhões antes de impostos, com base nas demonstrações financeiras de 30 de novembro de 2013. No ano, a empresa também anunciou o pagamento de R$ 135 milhões em juros sobre capital próprio.
A Multiplan investiu, em 2013, R$ 775 milhões e possui atualmente banco de terrenos com 631 mil m² e vários projetos em fase de aprovação.