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06.06.2014

Multiplan divulga seus resultados do primeiro trimestre de 2014

No dia 6 de maio, a Multiplan divulgou seu resultado do primeiro trimestre de 2014. A empresa apresentou um crescimento consistente. As vendas totais dos shopping centers da Multiplan foram  de R$ 2,7 bilhões no período, 11,2% maiores do que no primeiro trimestre de 2013.  A receita bruta cresceu 15,5% atingindo R$ 284 milhões.  Houve uma forte alta também do lucro líquido e do FFO (importante indicador do setor), de 16,8% e 26,1%, respectivamente. O lucro líquido alcançou R$ 82,3 milhões e o FFO foi de R$ 128,6 milhões no período.

Mesmo sem levar em consideração as lojas novas, o resultado é relevante: as vendas na mesma área (SAS) apresentaram expansão de 9,3%, já nas mesmas lojas (SSS), 8,3% no trimestre. Se considerarmos apenas as lojas satélites (até 200 m²), este percentual, SSS, mostrou um forte desempenho: aumento de 8,7% no trimestre para as mesmas lojas, enquanto as lojas âncoras cresceram 5,8%, no mesmo indicador.

A taxa de inadimplência e a perda de aluguel permaneceram em patamares historicamente baixos, de 1,9% e 0,5%, respectivamente. O custo de ocupação caiu para 13,7%, mesmo nível registrado há três anos, no primeiro trimestre de 2011.  A taxa de ocupação no fim do trimestre era de 98,5%, superior à registrada no mesmo período do ano passado, de 97,5%. É importante ressaltar este crescimento que, apesar da recente entrega de novas áreas, cinco novos shoppings e três expansões desde 2011, continua a crescer.

O aluguel nas mesmas lojas registrou aumento de 6,8% no primeiro trimestre de 2014, sobre um crescimento já forte de 11,4% no mesmo período do ano passado, e acima do efeito do IGP-DI sobre os contratos da Multiplan que são renovados neste período, calculado em 5,9%.

A Receita Operacional Líquida (NOI) somada à Cessão de Direitos (CD) atingiu R$196 milhões no trimestre, 7,7% superior ao mesmo de 2013.  Nos últimos 12 meses, o NOI somado ao CD aumentou 10,0% para R$754,6 milhões. 

O EBITDA consolidado foi de R$196,6 milhões nos três primeiros meses do ano, 23,4% maior do que no primeiro trimestre de 2013. O indicador foi impactado pelo crescimento de dois dígitos da receita liquida e por itens não recorrentes. A dívida liquida/EBITDA foi reduzida para 2,94x no período, e o custo médio ponderado da dívida aumentou 54 p.b. para 10,41% a.a., enquanto a taxa básica de juros cresceu 75 p.b. para 10,75% a.a., em 31 de março de 2014.

Os resultados foram impactados por crescimento orgânico, novas áreas inauguradas em 2013, itens não recorrentes, assim como maior despesa financeira e depreciação.

Conselho de Administração - A empresa também informa que na Assembleia Geral da Multiplan, realizada em 29 de abril, foi o eleito o Sr. Jose Paulo Ferraz do Amaral como Presidente do Conselho de Administração, e o Sr. Leonard Peter Sharpe como membro do conselho, em substituição ao Sr. Manoel Joaquim R. Mendes. O Sr. Jose Isaac Peres foi eleito pelos membros do Conselho como CEO da Multiplan para um mandato de dois anos.

Sobre a Multiplan – Com 39 anos de história, a empresa é pioneira no setor de shopping centers no Brasil. Desenvolve, opera e detém uma das melhores carteiras do país com 18 unidades próprias – BarraShopping, New York City Center, ParkShopping Campo Grande e VillageMall, no Rio de Janeiro (RJ); BH Shopping, DiamondMall e Pátio Savassi, em Belo Horizonte (MG); MorumbiShopping, Shopping Anália Franco e Shopping Vila Olímpia, em São Paulo (SP); JundiaíShopping, em Jundiaí (SP); ParkShopping São Caetano, em São Caetano do Sul (SP); RibeirãoShopping e Shopping Santa Úrsula, em Ribeirão Preto (SP); ParkShopping, em Brasília (DF); ParkShoppingBarigüi, em Curitiba (PR); BarraShoppingSul, em Porto Alegre (RS); e Parque Shopping Maceió, em Maceió (AL). O portfólio em operação totaliza uma ABL de 756,696 m², mais de 4.800 lojas e tráfego anual de consumidores estimado em 170 milhões. A Multiplan detém participação média de 73,9% em seus shoppings. É a única empresa do setor de construção civil e shopping center a ter investment grade da agência de rating Standard & Poor´s.