A Multiplan divulgou, nesta quinta-feira (09/02), os resultados do quarto trimestre de 2022 (4T22) com recordes em Vendas, Aluguel, EBITDA, Lucro Líquido, entre outros. Nesta sexta-feira (10/02), às 11h, foi realizada a call de resultados do 4T22 com executivos da Companhia. Confira neste link.
As vendas totais dos lojistas no quarto trimestre somaram R$6,3 bilhões, o que levou ao maior resultado já obtido pela Companhia: R$20 bilhões no ano, reafirmando assim a qualidade e robustez de seu portfólio. Mesmo com dois eventos emblemáticos no país: as eleições presidenciais e a Copa do Mundo da FIFA, as vendas dos lojistas cresceram 12,9% no 4T22 em relação ao 4T21. Frente a 2019, o crescimento foi de 22,1%.
Todos os shoppings da Multiplan apresentaram, em 2022, um crescimento de dois dígitos nas vendas se comparado ao ano anterior. Entre os destaques, o MorumbiShopping manteve a sua tendência de crescimento recorde, registrando um aumento das vendas de 53,7% vs. 2021 e 29,9% vs. 2019. O shopping, que completou 40 anos em 2022, apresentou neste mesmo ano, um fluxo de veículos superior ao de 2019 e ao de 2021, em 15,6% e 53,8%, respectivamente. Também é válido ressaltar o resultado anual do ShoppingVilaOlímpia, que registrou, em 2022, o maior aumento de vendas do portfólio da Companhia, 56,6% em relação a 2021.
No VillageMall, as vendas dos lojistas, em 2022, ultrapassaram tanto os números de 2021 como os de 2019, em todos os trimestres do ano. No 4T22, as suas vendas aumentaram 15,0% em comparação ao mesmo período do ano anterior e 40,7% ao ano de 2019. Já o ParkJacarepaguá, que celebrou o seu primeiro ano em dezembro de 2022, apresentou um crescimento de vendas de 34,6% em relação a dezembro de 2021, o maior aumento considerando todos os shoppings da Multiplan.
Principais indicadores do trimestre
Os shoppings da Multiplan começaram o ano de 2023 com fortes resultados preliminares. As Vendas no primeiro mês do ano reportaram um crescimento de 22,6% em relação ao mesmo mês em 2022 e 28,6% quando comparadas a janeiro de 2019. É válido destacar o aumento das vendas do ShoppingSantaÚrsula e ShoppingVilaOlímpia, em janeiro de 2023 que, em comparação com o mesmo período do ano anterior, apresentaram um crescimento de 48,5% e 44,0%, respectivamente.
Em 2022, as Vendas nas Mesmas Lojas (SSS) registraram um crescimento de 33,0% vs. 2021, com todos os segmentos apresentando números de dois dígitos. Quando comparado com 2019, o resultado também foi positivo, com um aumento de 20,7%.
Os segmentos de Alimentação & Áreas Gourmet e Serviços foram destaques quando comparados com 2021, com aumento de 44,7% e 54,7% respectivamente. Vale mencionar que o incremento do segmento de Serviços foi fortemente impulsionado pelo crescimento de 135,3% na atividade de cinema, beneficiada pelo retorno gradual dos lançamentos cinematográficos.
O segmento Artigos Diversos, que apresentou um crescimento de 23,8% vs. 2021 (+19,3% em relação a 2019), foi apoiado pelo forte desempenho em atividades como perfumaria/cosméticos (+39,7%) e supermercado/delicatessen (+20,8%).
Em 2022, o Aluguel Nas Mesmas Lojas (SSR) do portfólio da Multiplan aumentou 38,1% vs. 2021, o que implicou em um crescimento real do SSR de 20,1% em relação ao ano anterior. Em comparação a 2019, o SSR apresentou um aumento de 58,2% em 2022. Vale destacar que, em 2022, metade do portfólio da Companhia apresentou um crescimento de SSR superior a 50% em relação a 2019.
O EBITDA totalizou R$374,6 milhões no período, um recorde para um quarto trimestre na história da Multiplan, crescendo 31,3% em relação ao 4T21 e 48,4% ao 4T19. Em 2022, o EBITDA atingiu R$1.280,1 milhões, um aumento de 57,9% em relação a 2021, e 37,3% acima de 2019. O forte resultado foi especialmente impulsionado pelo sólido aumento da receita de locação. Adicionalmente, os bons indicadores trouxeram à Companhia a posição de alavancagem mais baixa em 10 anos, com a relação Dívida Líquida/EBITDA atingindo 1,63x no final de dezembro do ano passado.
O Lucro Líquido totalizou R$239 milhões (margem líquida de 46,7%) no 4T22, refletindo um crescimento de 11,9% vs. o 4T21 e 68,0% vs. o 4T19. O crescimento foi principalmente impulsionado pelo aumento nas receitas líquidas e pela queda na linha de depreciações e amortizações quando comparado ao 4T21. O lucro líquido de 2022 foi de R$769,3 milhões, refletindo um aumento de 69,8% vs. o 4T21 e 63,3% vs. o 4T19.
No 4T22, a Receita Bruta atingiu R$559,8 milhões, mais uma vez um recorde (excluindo efeitos da venda da Diamond Tower no 3T20) para a Companhia, com um aumento de 19,3% se comparado ao 4T21 e 39,6% ao 4T19. Este resultado foi corroborado pelo aumento da receita de locação, que representou 88,9% do total da receita bruta. O aumento de 19,3% na receita de estacionamento (vs. 4T21), totalizou R$75,4 milhões no 4T22, refletindo os ajustes nas tarifas de estacionamento e o crescimento do fluxo de veículos em comparação com o 4T21.
No 4T22, as Receitas Totais de Locação da Multiplan (incluindo shoppings e torres comerciais) atingiram níveis recordes, alcançando R$497,9 milhões, crescimento de 12,6% e 45,8% em comparação com o 4T21 e 4T19, respectivamente. As receitas de locação dos shoppings representaram 97,2% da receita total de locação, totalizando R$483,8 milhões no 4T22, e cresceram 12,4% vs. o 4T21 e 52,2% vs. o 4T19.
O Resultado Operacional Líquido (NOI) terminou o trimestre atingindo R$463,6 milhões, o montante mais elevado já registrado pela Companhia. Além disso, o resultado do 4T22 apresentou um crescimento de 19,9% vs. o 4T21, e 39,2% acima do. 4T19. A máxima histórica do NOI foi, principalmente, impulsionada por uma receita de locação de R$497,9 milhões e por despesas de propriedades abaixo da inflação.
Outro indicador recorde foi a Distribuição de Juros sobre Capital Próprio de R$ 420 milhões, um aumento de 42,4% quando comparado a 2021. O resultado corrobora com o bom desempenho do negócio, da geração de caixa, dos ganhos e da estratégia da companhia.
Aplicativo MULTI: dobrando sobre uma base alta, de novo
O aplicativo Multi fechou um ano de rápido crescimento, atingindo 3,6 milhões de downloads acumulados ao final do ano passado. Em 2022, com cada vez mais atrativos, o aplicativo ficou próximo de dobrar o número de utilizações que registrou no ano anterior, obtendo quase 13 milhões de acessos.
Ao mesmo tempo em que atinge volumes de utilização e downloads significativos, as mais de 60 mil avaliações de usuários quase mantiveram a pontuação máxima (4,9 de 5) e mostram a satisfação dos clientes da Multiplan. O Multi, durante o mês de dezembro, chegou a ocupar a 5ª posição no top chart de uma das mais famosas lojas de aplicativos em sua categoria, à frente dos importantes nomes do varejo físico e online.
No ano passado, o super aplicativo também aumentou em cerca de 200 mil novos clientes cadastrados no programa de fidelidade MultiVocê, representando mais uma contribuição para o aumento na frequência de uso do Multi verificado no período. Considerando o programa de fidelidade e as promoções sazonais de varejo do 4o trimestre, o Multi recebeu 3,6 milhões de notas fiscais de compras. Durante a temporada de promoções de Natal, 36% das vendas dos shoppings então administrados pela Companhia foram mapeadas através de notas fiscais recebidas pelo Multi.
ESG - agregando valor ao negócio
A Multiplan apoia diversas iniciativas visando ter um impacto positivo na sustentabilidade ambiental, no social e na transparência corporativa. Nesse contexto, no 4T22, a Multiplan deu continuidade a uma série de iniciativas de conscientização e desenvolvimento das comunidades onde está presente. Entre as principais ações está a inauguração do Memorial do Holocausto, que teve a Multiplan como sua principal apoiadora. O espaço promove a reflexão sobre a importância dos direitos humanos, da democracia, da tolerância, da liberdade e do respeito à diversidade como valores éticos e princípios fundamentais do ser humano, reunindo histórias de vítimas e sobreviventes, mostrando suas vidas antes, durante e depois do episódio histórico.
José Isaac Peres anuncia sucessão na Multiplan
Na mesma ocasião da divulgação dos resultados do 4T22, por iniciativa e sob a liderança de José Isaac Peres, a Multiplan anunciou a aprovação do plano de reorganização de sua Administração. Após atuar por quase 50 anos como Diretor-Presidente da Companhia, ele será sucedido na função por seu filho, Eduardo Kaminitz Peres, atual Vice-Presidente de Operações, que há mais de 30 anos vem liderando o desempenho de excelência dos shopping centers do Grupo. A Companhia convocará assembleia geral para propor a eleição de José Isaac Peres ao cargo de Presidente do Conselho de Administração, no qual continuará a contribuir com a Multiplan. O atual Presidente do Conselho de Administração, José Paulo Ferraz do Amaral, permanecerá como membro do Conselho.