A Multiplan Empreendimentos Imobiliários (MULT3) divulgou, nesta quinta-feira (26/10), os resultados operacionais e financeiros do terceiro trimestre de 2023. Confira neste link o balanço completo.
As vendas dos lojistas totalizaram R$ 5,2 bilhões, representando um crescimento de 8,1% em relação ao 3T22. Nos primeiros 25 dias de outubro de 2023, a Companhia manteve seu ritmo de crescimento, com aumento de 5,7% nas vendas em relação a outubro de 2022.
A taxa de ocupação chegou a 96,1%, atingindo o maior crescimento trimestral em 15 anos. Em 90 dias, a Multiplan adicionou 192 novas lojas satélites ao seu portfólio, gerando um turnover de 1,9% no trimestre (17.049 m²). Nos últimos 12 meses, foram 586 novas lojas e 78 mil m2 de ABL locados, área superior à de um BarraShopping.
Pela primeira vez na história, a Companhia apresentou uma taxa de inadimplência líquida negativa, (-0,2%), uma vez que a inadimplência recuperada de períodos anteriores superou os atrasos de aluguel do trimestre, uma recuperação inédita.
Outro ponto de destaque, foi o desempenho do segmento Alimentação & Áreas Gourmet, que reportou aumento de 12,1% nas vendas de lojistas, comparado ao mesmo período de 2022 (3T22).
A atratividade dos empreendimentos Multiplan se reflete também na demanda latente por experiência, entretenimento e lazer. Somente este ano, foram mais de 800 eventos realizados nos shoppings do grupo, impactando positivamente o fluxo de visitas.
Este cenário operacional positivo influenciou diretamente os resultados financeiros da empresa, alavancando receitas, reduzindo despesas e gerando maiores margens e novos recordes:
- A Receita Bruta foi de R$ 553,2 milhões, 13,3% acima do mesmo período de 2022, impulsionada pelos segmentos imobiliário (+69,1%), serviços (+62,4%) e estacionamento (+14,9%).
- A Receita Líquida registrou R$ 511,7 milhões, crescendo 12,3% quando comparada ao 3T22.
- FFO, EBITDA e NOI também atingiram os valores mais elevados para um terceiro trimestre em 15 anos.
- O NOI cresceu 13,4%, totalizando R$ 437,9 milhões. Já o EBITDA, somou R$390,8 milhões, um salto de 21,1% em relação ao 3T22. O FFO foi de R$ 312,2 milhões, aumentando 26,5%.
- O Lucro Líquido, por sua vez, avançou 41,5% e alcançou a marca de R$ 263,4 milhões, um recorde para um terceiro trimestre desde 2008. De janeiro a setembro de 2023, o Lucro Líquido chegou a R$ 718 milhões, e nos últimos 12 meses, ao patamar de R$ 957 milhões.
O crescimento constante e responsável está no DNA da Multiplan e uma alocação estratégica de capital faz parte desse planejamento. Nos últimos 12 meses, a Companhia investiu R$ 413,9 milhões em Capex, enquanto outros R$ 635,0 milhões foram devolvidos aos acionistas, sendo R$ 515,0 milhões através de Juros sobre Capital Próprio e R$ 120,0 milhões por meio do Programa de Recompra de Ações.
Expansões e revitalizações
Sempre buscando oferecer a melhor experiência aos consumidores, a Multiplan segue investindo em expansões de seus shoppings. A Companhia, atualmente, possui diversas expansões mapeadas, sendo duas em execução: ParkShoppingBarigüi e DiamondMall.
Além das expansões, a empresa tem investido em revitalizações, com o objetivo de renovar o layout e aprimorar o mix de lojas. As revitalizações em andamento contemplam o DiamondMall, ParkShopping, PátioSavassi e NewYorkCityCenter.
Imobiliário
O Golden Lake, grande novidade da Multiplan no mercado imobiliário residencial, é o primeiro bairro privativo de Porto Alegre e ícone do segmento de alto padrão no país. O projeto ocupa uma área de 163 mil m² e possui sete condomínios interligados a uma inédita área de esportes, lazer e entretenimento.
A construção do Lake Victoria – o primeiro condomínio do Golden Lake – continua no ritmo planejado. Das 94 unidades disponíveis, 54,3% foram vendidas. A receita da venda de imóveis foi de R$ 28,6 milhões no 3T23, 69,1% acima do 3T22. A construção está prevista para ser concluída em dezembro de 2024.
Inovação
A principal plataforma digital da Multiplan, o superapp Multi, segue evoluindo e agregando novas funcionalidades, sendo um ponto de contato com os clientes antes, durante e após a visita ao shopping. O número de acessos ao aplicativo teve um crescimento de 42% nos últimos 12 meses, enquanto a base de clientes ativos aumentou 28%.
Outra novidade do trimestre, foi a unificação dos cadastros do Programa de Relacionamento MultiVocê e do aplicativo Multi. Desse modo, os milhões de usuários do Multi passaram a ter acesso automático ao programa de benefícios e suas diversas vantagens.
Mais uma iniciativa inovadora, que vem ganhando relevância e robustez, é a entrada expressa aos estacionamentos da Multiplan, o chamado “Acesso Multi”. Até o momento, cinco shoppings da rede adotaram o modelo 100% free flow, não possuindo mais cancelas de entrada. O serviço é realizado através de câmeras, que possibilitam a leitura automática das placas dos veículos, sem que o cliente precise retirar tickets ou ter uma tag contratada. O “Acesso Multi” já conta com mais de 120 mil pessoas cadastradas.
ESG
Ambiental: ParkJacarepaguá recebe certificação LEED
O ParkJacarepaguá, localizado no Rio de Janeiro, conquistou o certificado Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), na categoria Building Design and Construction. O selo tem como objetivo avaliar o desempenho ambiental de um edifício durante o ciclo de vida, e é reconhecido em 135 países, sendo o mais utilizado em todo o mundo. A mesma certificação já havia sido concedida anteriormente à Multiplan através das torres comerciais ParkShopping Corporate e Morumbi Corporate.
Social: SOS Rio Grande do Sul
Cientes de que a Companhia pode impactar positivamente a sociedade muito além do espaço físico de seus empreendimentos, uma série de iniciativas sociais foram realizadas ao longo do trimestre. Um dos destaques, foi a campanha “SOS Rio Grande do Sul” para arrecadação de donativos destinados às pessoas atingidas pelo ciclone que devastou diversas cidades da região. No total, foram arrecadadas 35 toneladas de alimentos e cerca de 20 mil itens de higiene e limpeza.
Governança: Novo Canal de Ética
Com o objetivo de reafirmar seu compromisso com a ética, integridade e transparência, a Multiplan lançou, neste trimestre, seu novo Canal de Ética, meio pelo qual colaboradores, fornecedores e clientes podem denunciar situações que não estejam condizentes com a lei ou com o Código de Conduta da empresa.
O balanço completo do 3T23 está disponível na Home - Multiplan RI.