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28.10.2021

Multiplan anuncia resultados do 3T21

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A Multiplan Empreendimentos Imobiliários divulgou, ontem, 27 de outubro, os resultados do terceiro trimestre de 2021 (3T21) com avanços positivos nos desempenhos financeiro e operacional. Desde setembro, todos os shoppings da Companhia operaram em 100% do horário de funcionamento regular e, mesmo com restrições relativas a distanciamento social, as Vendas nas Mesmas Lojas (SSS na sigla em inglês) no trimestre foram 1,5% acima dos níveis de 2019. As vendas totais nos primeiros 25 dias de outubro de 2021 superaram as do mesmo período de 2019 em 9,7%.

As vendas dos lojistas dos shoppings da Multiplan alcançaram R$ 3,7 bilhões no 3T21, o equivalente a 98,3% do 3T19 e 168,3% do 3T20. Oito shopping centers da Companhia superaram os níveis de vendas de 2019. O VillageMall, beneficiado por suas lojas de artigos de luxo, apresentou o maior crescimento percentual em relação ao 3T19 (+26,3%) e alta de 70,1% frente ao 3T20. O BarraShopping, que completou 40 anos nesta semana, também se destacou, com aumento de 3,3% sobre o 3T19 e 28,9% em relação ao 3T20. O fluxo de veículos no período atingiu 80,4% dos níveis do 3T19.

troca de mix foi de 2,3% da ABL total administrada no 3T21, com 132 lojas e mais de 18 mil metros quadrados locados, desconsiderando a locação do ParkJacarepaguá. A taxa de ocupação alcançou 95,2%, com crescimento de 66 p.b., o maior avanço trimestral desde o 3T12, reforçando a qualidade do portfólio da Multiplan e a demanda dos lojistas por seus shoppings. O segmento de Artigos do Lar & Escritório apresentou o maior aumento de ABL no 3T21, com quase 40% locados para lojistas tipicamente online.

receita de locação de shoppings atingiu R$ 290,7 milhões no 3T21, o maior valor já registrado para um terceiro trimestre. A Companhia apresentou a menor taxa de inadimplência líquida desde o início da pandemia (3,9%). A Multiplan seguiu apoiando seus lojistas, oferecendo concessões de aluguel em análise caso a caso - considerando as restrições distintas de cada ativo, bem como os impactos variáveis sobre as diferentes atividades.

EBITDA atingiu R$ 216,1 milhões no 3T21, queda de 69,3% em relação ao 3T20, beneficiado pela venda da Diamond Tower, em julho de 2020. Excluindo a venda da Diamond Tower, o EBITDA no 3T21 teria um aumento de 37,9% em relação ao 3T20. Na comparação com o 3T19, o EBITDA foi 8,1% inferior, principalmente devido ao efeito da linearidade negativa no 3T21. O EBITDA excluindo o efeito da linearidade alcançou R$ 237,7 milhões no 3T21, 6,1% acima do 3T19 (também excluindo o efeito da linearidade).

Lucro Líquido totalizou R$ 99,4 milhões no trimestre, reduzindo 82,5% em relação ao 3T20, e dobrando em relação ao 3T20 se excluir a venda da Diamond Tower em julho de 2020. Comparado ao 3T19, o Lucro Líquido foi 18,2% inferior, principalmente devido às maiores despesas com projetos e Imposto de Renda e Contribuição Social.

No 3T21, o Fluxo de Caixa Operacional (FFO) ficou acima dos níveis de 2019: totalizou R$176,7 milhões, aumento de 2,6% em relação ao 3T19, com margem de 54,8%, sendo um marco importante para a Companhia, impulsionado pelo aumento de 13,1% na receita total de locação e na melhora de R$16,9 milhões no resultado financeiro.

O número de investidores pessoa física continuou a crescer no 3T21 em relação ao trimestre anterior, atingindo 51.814 pessoas físicas: um crescimento de 29,3% em relação a junho de 2021 e de 140,7% em relação a setembro de 2020. Em outubro de 2021, investidores pessoa física se tornara os maiores acionistas do free float da Companhia. Ainda em outubro, a Multiplan pagou Juros sobre Capital Próprio, aprovados pelo Conselho de Administração em dezembro de 2020, no valor total bruto de R$ 270 milhões.

 

ParkJacarepaguá com 95% da ABL locados

O mais recente projeto da Multiplan, o ParkJacarepaguá no Rio de Janeiro, será aberto ao público em novembro e conta com mais de 95% de sua ABL locados. O novo shopping é o projeto mais sustentável da Companhia e vai contribuir para a geração de mais de 4 mil empregos diretos.

Outros novos projetos estão previstos no horizonte de investimentos da Multiplan: as expansões do ParkShoppingBarigüi e do DiamondMall, e o Golden Lake – maior projeto multiúso do banco de terrenos da Companhia, com 250 mil metros quadrados de área privativa. O Golden Lake será desenvolvido em fases e a primeira delas, o Lake Victoria, foi lançada em outubro com VGV potencial de cerca de R$ 500 milhões. Até 25 de outubro, 31 unidades foram vendidas, o que equivale a 34% dos 34 mil m² de área privativa do Lake Victoria e correspondem a R$ 162 milhões em vendas.