Multiplan

Notícias

04.11.2022

Multiplan anuncia resultados do 3º trimestre de 2022

Clique na imagem para ampliar.

A Multiplan divulgou, nesta quinta-feira (03/11), os resultados do terceiro trimestre de 2022 (3T22) com números fortes e consistentes. Nos últimos 12 meses, os shoppings da Multiplan reportaram, repetidamente, novos recordes de vendas. Seguindo essa tendência, as vendas dos lojistas, no 3T22, alcançaram R$4,8 bilhões, um aumento de 28,3% em relação ao 3T21 e de 26,1% em relação ao 3T19, um novo recorde de vendas para um terceiro trimestre. Todos os shoppings da Companhia apresentaram crescimento de vendas de dois dígitos em relação a 2021, com as vendas aumentando ao longo do trimestre.

O VillageMall continuou com o forte desempenho registrado nos últimos trimestres, sendo mais uma vez um dos destaques de vendas do período, atingindo R$216,5 milhões em vendas totais, um aumento de 20,7% em relação ao 3T21 e 52,4% em relação ao 3T19. Impulsionado pelo forte crescimento de vendas do ShoppingVilaOlímpia (+51,6% vs. o 3T21), os shoppings localizados no estado de São Paulo atingiram vendas de R$1,7 bilhão no 3T22, aumento de 30,9% em relação ao 3T21, superando também o aumento de 19,9% do fluxo de veículos no período.

As vendas seguiram fortes no 4T22, com o mês de out/22¹ reportando vendas 13,9% maiores do que no ano anterior, levando a um crescimento acumulado de 26,2% em relação a outubro de 2019.

As vendas nas mesmas lojas (SSS) terminaram o trimestre em alta de 23,9% em relação ao 3T21, e 23,9% superior ao 3T19. Todos os segmentos apresentaram crescimento de dois dígitos em relação a 2021 e também foram positivos em relação a 2019. O segmento de Serviços cresceu 49,8% no período, principalmente beneficiado pelo desempenho das lojas satélites. Já o segmento de Alimentação cresceu 32,1% em relação a 2021, demonstrando a relevância dos segmentos mais orientados para experiências nos shoppings da Multiplan.

O cenário positivo foi potencializado ainda, pelo menor nível de alavancagem (dívida líquida/ EBTIDA) em dez anos, graças a uma forte geração de caixa. Com isso, foi possível deliberar R$245 milhões de juros sobre capital próprio aos acionistas em 2022, reforçando a gestão da estrutura de capital da Companhia.

Para os próximos anos, a Multiplan espera continuar crescendo, desenvolvendo novos projetos, expansões e revitalizando shopping centers já existentes. Adicionalmente, o desenvolvimento e gestão do mix é um processo contínuo, no qual a empresa identifica e antecipa as tendências e necessidades dos consumidores, para garantir que seus shoppings continuem sendo uma one-stop solution para demandas, atividades e interações sociais diárias.

 

Inovação Digital - 3 milhões de downloads e 3 vezes mais uso do super aplicativo Multi

Próximo de chegar aos 3 milhões de downloads acumulados, o Multi, o super aplicativo dos shoppings da Multiplan, continua mostrando crescimento consistente. O aplicativo mais do que dobrou o número de usuários únicos e ficou próximo de triplicar o número de vezes que foi acessado e utilizado no terceiro trimestre deste ano, quando comparado com o mesmo período do ano anterior.

O crescimento da base e da utilização do aplicativo é resultado da execução da estratégia que a Companhia estabeleceu: criar um canal proprietário de contato direto com seus clientes para oferecer funcionalidades que o auxiliassem em sua jornada nos shoppings. Este processo resulta na Multiplan conhecendo melhor seus clientes e, assim, sendo capaz de ser assertiva em mostrar o que o shopping oferece, aumentando sua frequência e consumo, além de poder obter insights para decisões de negócios, centradas no motor de recomendações phygital, o OmniMIND.

Durante o terceiro trimestre deste ano, o Multi disponibilizou mais de 1.500 cupons de descontos e vantagens diferentes para seus usuários, os quais foram reservados mais de 150 mil vezes ao longo do trimestre. Além dos cupons de descontos e vantagens, a Multiplan também tem trabalhado para que o Multi seja a porta de entrada para os eventos e atrações dos seus shoppings. Com filas virtuais e horário marcado, os clientes ganham em comodidade e experiência, e a Companhia aumenta sua eficiência operacional. Durante o terceiro trimestre de 2022, o Multi disponibilizou 215 eventos e atrações diferentes que beneficiaram mais de 190 mil usuários do Multi e seus acompanhantes.

 

Golden Lake

Ao completar um ano desde o lançamento do Lake Victoria, a primeira fase do Golden Lake, o projeto atingiu a marca de 54,6% de sua área privativa vendida até 31 de outubro de 2022. Adicionalmente, a construção acelerou no trimestre, evidenciando avanços significativos em alguns dos principais marcos do projeto, como o Main Lake e as quadras de tênis.

O Main Lake, um lago navegável de quase 5 mil metros quadrados na área central do projeto, está praticamente pronto. Contando com mais de 1 milhão de kg de pedras e 3 milhões de litros d’água, o lago será oficialmente inaugurado no dia 5 de novembro.

 

Lucro Líquido, Receita Bruta, FFO, Receita de Locação, NOI e EBITDA.

O lucro líquido apresentou um crescimento de 87,2% vs. o 3T21 e de 53,1% vs. o 3T19, alcançando R$186,1 milhões no 3T22. O aumento de R$86,7 milhões do lucro líquido ano contra ano foi principalmente impulsionado pelo: aumento nas receitas líquidas do trimestre (+41,4% vs. 3T21 e +38,6% vs. 3T19); e a queda de 53,4% no imposto de renda e contribuição social, principalmente devido à aprovação de R$100 milhões em juros sobre capital próprio, em setembro de 2022.

A receita total de locação da Multiplan (soma de shoppings e torres corporativas) atingiu R$378,8 milhões no 3T22, o segundo maior valor na história da Companhia e um recorde para um terceiro trimestre. Em relação ao 3T21, a receita de locação apresentou um aumento de 25,4%. A receita de locação de shoppings, responsável por 96,4% da receita total de locação no 3T22, totalizou R$365,0 milhões no trimestre, com crescimento de 25,6% vs. o 3T21 e 50,3% em relação ao 3T19.

A receita bruta, mais uma vez, atingiu um recorde para a Companhia, registrando R$ 488,3 milhões no 3T22 (+38,5% vs. o 3T21 e +35,0% vs. o 3T19), principalmente devido ao aumento de R$111,8 milhões na receita de aluguel no trimestre (+25,4% vs. 3T21 e +41,9% vs. 3T19), que representou 77,6% da receita bruta total no 3T22.

O Fluxo de Caixa Operacional (FFO) totalizou R$246,8 milhões no 3T22, o maior FFO registrado pela Multiplan em um terceiro trimestre (desconsiderando o 3T20, que beneficiou-se da venda da Diamond Tower). O montante apresentou um aumento de 39,6% vs. o 3T21 e de 43,2% vs. o 3T19. O FFO de set/22 (12M) alcançou R$997,3 milhões, um crescimento de 69,0% vs. set/21 (12M) e 48,8% maior que set/19 (12M).

O Resultado Operacional Líquido (NOI) atingiu R$386,2 milhões no 3T22, um recorde para um terceiro trimestre, apresentando crescimento de 34,5% vs. o 3T21 e de 29,8% sobre o 3T19. O resultado recorde foi positivamente impactado pela forte receita operacional de R$438,8 milhões no trimestre. O NOI dos últimos 12 meses atingiu R$1.484,2 milhões em set/22, 50.5% maior do que 2021 e 25.1% maior do que em 2019.

O EBITDA alcançou R$322,6 milhões no 3T22, um recorde para um terceiro trimestre na história da Multiplan (desconsiderando a venda da Diamond Tower, parte do Morumbi Corporate, no 3T20), um crescimento de 49,3% vs. o 3T21 e de 37,2% vs. o 3T19. O aumento de 34,4% no lucro operacional impulsionou positivamente o resultado do EBITDA. Nos 9M22, o EBITDA atingiu R$905,6 milhões, um aumento de 72,3% em relação aos 9M21 e de 33,2% em relação aos 9M19. O forte resultado foi especialmente impulsionado pelo sólido aumento da receita de locação em relação a 2021 e 2019. O EBITDA 12M totalizou R$1.190,8 milhões no 3T22, um aumento de 76,6% e 30,9% em relação aos números do 3T21 e 3T19, respectivamente. Esse resultado, além da gestão de passivos realizada ao longo dos últimos trimestres, levou a uma relação Dívida Líquida/EBITDA de 1,72x, o menor nível em dez anos.

 

ESG: uma abordagem que agrega valor

A Multiplan está constantemente implementando iniciativas que otimizam a eficiência e tem um impacto positivo no meio ambiente e na sociedade. Pensando nisso, no 3T22, o RibeirãoShopping, em Ribeirão Preto (SP) deu início ao projeto Multi Sustentável, estimulando o desenvolvimento sustentável no shopping e preservando o meio ambiente, com o objetivo de aproveitar ao máximo os recursos disponíveis. Outra iniciativa de destaque são as estações de carregamento de veículos elétricos, chamadas de eletropostos. A Companhia possui 100 vagas, gratuitas, que reduzem o custo de mobilidade dos clientes com carros elétricos. Além disso, o aplicativo da Companhia, Multi, lançou um novo recurso para os frequentadores do MorumbiShopping, permitindo que eles iniciem seu procedimento de recarga através do aplicativo.

Já o ParkJacarepaguá, no Rio de Janeiro (RJ), o 20º e mais sustentável shopping da Multiplan, concebido com o conceito de shopping do futuro, utilizando tecnologia de ponta para aumentar sua eficiência operacional e reduzir sua pegada de carbono, figurou entre os finalistas de duas categorias – Melhor Projeto Shopping Center e Projeto ESG – na edição de 2022 do GRI Awards. 

Para mais informações, acesse aqui o PDF da apresentação de resultados.

 

¹Números preliminares de vendas de outubro de 2022. Vendas em outubro excluem o Parque Shopping Maceió.