Multiplan

Notícias

28.07.2023

Multiplan anuncia resultados do 2º trimestre de 2023

 A Multiplan Empreendimentos Imobiliários (MULT3) divulgou, nesta quinta-feira (27/07), seus resultados do segundo trimestre de 2023 com recordes nos principais indicadores operacionais e financeiros. 

As vendas dos lojistas no 2T23, totalizaram R$5,2 bilhões, representando um crescimento de 5,8% em relação ao 2T22. As vendas trimestrais dos lojistas atingiram o maior valor já registrado para um segundo trimestre e o terceiro maior da história da Companhia. Além disso, as vendas em julho já apresentam crescimento de dois dígitos, superando em 10,9% o mesmo mês em 2022. A receita bruta da empresa alcançou R$543,3 milhões, apresentando um crescimento de 14,8% neste trimestre, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Nos últimos 12 meses, esse número soma cerca de R$2,1 bilhões.

O portfólio de shopping centers da Multiplan apresentou taxa média de ocupação de 95,4% no trimestre, em linha com o nível do 2T22 (+6 p.b.). Em relação ao 1T23, a taxa de ocupação aumentou 68 p.b., um crescimento ainda mais acentuado se considerada a taxa de ocupação ao final de junho de 2023 (95,8%, +61 p.b. vs. mar/23). Em 90 dias, foram locadas 172 lojas, o que representa 42 mil m² de ABL

O lucro líquido saltou 43,3% no 2T23, em relação ao 2T22, alcançando R$247,2 milhões, o maior valor registrado em um segundo trimestre, impulsionado principalmente pela redução de 34% na linha de depreciação e amortização. Nos últimos 12 meses, o lucro líquido cresceu 33,8% em relação a junho de 2022 (12M), atingindo R$879,6 milhões e um CAGR de cinco anos de 19,2%.

EBITDA totalizou R$369,4 milhões neste trimestre, com crescimento de 28,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. O crescimento do EBITDA contribuiu para a redução da relação Dívida Líquida/EBITDA de 1,54x ao final do 1T23 para 1,40x ao final de junho de 2023, o menor nível registrado em onze anos. Seguindo a mesma tendência, o Fluxo de Caixa Operacional (FFO) foi de R$286,3 milhões, um crescimento de 23,6% em relação ao 2T22 e, novamente, recorde para o segundo trimestre.

Expansões e revitalizações

A Multiplan investiu recentemente na aquisição da participação de 4,1% na Área Bruta Locável (ABL) do RibeirãoShopping, elevando a participação da Companhia no shopping para 86,5%, que representa 5,2% do NOI (Receita Operacional Líquida) do shopping (últimos doze meses a partir de março de 2023). O preço de aquisição da participação é de R$ 76,0 milhões.

 No 2T23, a Multiplan investiu R$54 milhões, sendo que as revitalizações e expansões de shoppings representaram mais de 90% deste total. As expansões de shoppings totalizaram R$21,1 milhões no 2T23, representando 39,2% do capex total no período. Os investimentos foram principalmente no ParkShoppingBarigüi e no DiamondMall, representando 92,3% do capex de expansão. As obras de expansão do ParkShoppingBarigüi estão em andamento e 80% de sua ABL já está locada. A Companhia investiu R$31,9 milhões em Revitalizações, TI, Inovação Digital e Outros. 

Os shoppings da Multiplan são desenvolvidos levando em consideração não apenas o mix de lojistas, mas também a arquitetura dos shoppings, criando um ambiente ideal para uma integração em harmonia com a rotina dos clientes. Entendendo que as revitalizações são um dos pilares para primar pela qualidade e excelência de seu portfólio, a Multiplan investiu R$26,2 milhões em obras de revitalização no 2T23 e R$40 milhões nos últimos seis meses.

Inovação Digital

Atualmente o aplicativo Multi tem mais de 4,4 milhões de downloads e mais de 1,3 milhão de usuários únicos no 1º semestre deste ano, crescimento de 30% em comparação ao mesmo período do ano passado. O programa de fidelidade, MultiVocê, foi unificado, ampliado e aprimorado, e um novo sistema de entrada de estacionamento está sendo implementado em todo o portfólio da Companhia, agregando para uma experiência sem fricção em nossos shoppings. 

O novo serviço, chamado Acesso Multi, já é realidade em todos os shoppings da Companhia, com exceção do Parque Shopping Maceió, e permite a entrada nos estacionamentos através da leitura de placas previamente cadastradas no app Multi. A Multiplan segue aprimorando este serviço, agora sem necessidade de cancela. A implementação do sistema free flow, com pistas expressas está disponível em cinco shoppings e reforça o espírito inovador do Grupo. Para o próximo mês, a empresa pretende ter o primeiro shopping do país com entrada 100% sem cancelas, algo inédito quando se trata do segmento de varejo. Além disso, a Companhia se prepara para converter as entradas de todos os shoppings para 100% até o início de 2024. O pagamento de estacionamento irá acontecer apenas via aplicativo Multi ou presencialmente nos totens. 

ESG

Com foco nas melhores práticas em ESG, a Multiplan ampliou a área de Governança Corporativa com a criação de uma Área de Auditoria Interna, buscando fortalecer e reforçar a gestão pragmática, engajada e transparente. Essa iniciativa demonstra a preocupação da empresa em manter os mais altos padrões de governança e sustentabilidade em suas operações. Além disso, a Multiplan tem 50% de liderança feminina nos shoppings da Companhia.  O percentual geral de mulheres na sede da empresa é de 48%³ e, se incluídos os shoppings, 43%. .  

A Multiplan lançou no 1º semestre seu Relatório de Sustentabilidade 2022, que destaca suas principais ações no âmbito ESG (Environmental, Social and Governance - em português, Ambiental, Social e Governança). Confira aqui o relatório completo. 

O balanço completo do 2T23 está disponível Home - Multiplan RI.