A Multiplan Empreendimentos Imobiliários divulgou, nesta quinta-feira (28/07), os resultados do segundo trimestre de 2022 (2T22) com quebra de recordes, decorrentes de vendas mais fortes, taxa de ocupação crescente e índice de inadimplência em queda. As vendas dos lojistas atingiram R$ 4,9 bilhões, superando o 2T21 em 64,5% e o 2T19 em 28,9%. Todos os shoppings apresentaram um crescimento maior do que 25% sobre o 2T21, com o ShoppingVilaOlímpia (+112,9%), RibeirãoShopping
(+104,7%), e MorumbiShopping (+98,7%) sendo os destaques do trimestre.
As Vendas Nas Mesmas Lojas (SSS na sigla em inglês) também cresceram 58,5% sobre o 2T21, com destaque para os segmentos de Serviços e Alimentação, que apresentaram crescimento em relação ao mesmo período, com aumento de 94,9% e 80,8%, respectivamente.
Nos primeiros 24 dias do mês de julho, os shoppings administrados pela Multiplan registraram um crescimento de vendas de 23,8% em relação ao mesmo mês de 2021 e 23,6% em relação a julho de 2019, mostrando a continuidade do bom desempenho das vendas do 2T22.
No 2T22, os shoppings da Multiplan realizaram mais de 170 eventos (aumento de 26,3% em relação ao 2T19), incluindo não apenas eventos relacionados a questões sociais, mas um forte aumento daqueles focados na promoção de engajamento das pessoas: gastronomia, recreação infantil e eventos relacionados a datas específicas (como Dia das Mães, Dia dos Namorados e Páscoa).
Forte geração de caixa e valor aos acionistas
Em 2022, a Multiplan utilizou completamente o seu programa de recompra de ações, investindo R$ 100,3 milhões e, recentemente, anunciou um novo programa de até 14 milhões de ações, quase o dobro do anterior. Em junho, a Companhia anunciou também R$ 145 milhões de juros sobre o capital próprio (JCP) a serem pagos até junho de 2023, um payout ratio de 44,4% com base no lucro líquido recorde de R$ 344,1 milhões no primeiro semestre de 2022.
Inovação Digital e crescimento do aplicativo Multi
Por meio do aplicativo Multi os shoppings da Multiplan estão, mais uma vez, recepcionando seus clientes para os eventos pelos quais são conhecidos, gerando fluxo e aumento de vendas. Com mais de 2,5 milhões de downloads acumulados, o Multi foi utilizado, neste trimestre, por quase 700 mil clientes únicos (+ 110,3%), mais do que o dobro do mesmo período do ano anterior. O programa de relacionamento MultiVocê, que está disponível em todos os shoppings administrados pela Multiplan, obteve cerca de 100 mil novos participantes apenas no segundo trimestre de 2022.
Recorde histórico da receita de locação para um segundo trimestre
A receita total de locação da Multiplan (soma de shoppings e torres corporativas) encerrou o trimestre em R$ 374,9 milhões, alta de 45,1% superior ao 2T21 e de 41,1% em relação ao 2T19, impulsionada, principalmente, pelo efeito do reajuste do IGP-DI de 55,6% no período.
A receita de locação de shoppings atingiu R$ 361,1 milhões no trimestre, um aumento de 49,6% em relação ao 2T19, e representou 96,3% da receita total de locação. Foi a máxima histórica dessa linha para um segundo trimestre e o segundo maior valor registrado na história da Multiplan, principalmente devido ao SSR (indicador referente ao aluguel nas mesmas lojas) de 59,5% no período, à aquisição de participações minoritárias no período, e à inauguração do ParkJacarepaguá, em novembro de 2021.
No primeiro semestre de 2022, a receita de locação dos shoppings atingiu R$ 701,3 milhões, máxima histórica para o período, alta de 50,1% em relação ao primeiro semestre de 2019 e de 66,8% sobre o primeiro semestre de 2021.
Lucro líquido, Receita Bruta, NOI, EBITDA e FFO evoluem e batem recordes
O lucro líquido quase dobrou em relação ao ano anterior, atingindo R$ 172,6 milhões no trimestre, um aumento de 84,0% em relação ao 2T21 e de 49,7% sobre o 2T19, beneficiando-se da maior receita líquida, apesar das despesas financeiras mais elevadas, em consequência das taxas de juros mais altas comparadas aos níveis de 2019. Em adição, o primeiro semestre de 2022 registrou um lucro líquido de R$ 344,1 milhões, um recorde histórico, aumentando em 145,7% em relação ao 2T21 e 66,1% em relação ao 2T19.
A receita bruta totalizou R$ 473,2 milhões no 2T22, maior valor já registrado pela Companhia (excluindo os efeitos da venda da Diamond Tower no 3T20), 58,7% maior do que no 2T21, e alta de 32,3% em relação ao 2T19, principalmente devido ao aumento de R$ 109,3 milhões na receita de locação.
O Resultado Operacional Líquido (NOI) encerrou o trimestre em R$ 368,9 milhões, um recorde histórico para um segundo trimestre, 51,2% acima do 2T21 e um aumento de 25,8% em relação ao 2T19. A receita operacional de R$ 428,0 milhões no trimestre também foi recorde para um segundo trimestre e o segundo trimestre mais alto da história da Multiplan. O NOI do primeiro semestre de 2022 atingiu R$ 711,3 milhões, outro recorde para a Companhia, com aumento de 59,8% em relação ao primeiro semestre de 2021 e 24,6% contra o primeiro semestre de 2019.
O EBITDA atingiu R$ 287,6 milhões no trimestre, um recorde para um segundo trimestre, 61,3% acima do 2T21 e 34,3% acima do 2T19, principalmente devido ao aumento de 34,4% na receita líquida no trimestre. No primeiro semestre de 2022, o indicador totalizou R$ 583,0 milhões, máxima histórica para o período, um aumento de 88,3% em relação ao 1S21 e 31,1% maior do que no primeiro semestre de 2019.
O Fluxo de Caixa Operacional (FFO) totalizou R$ 231,7 milhões no trimestre, o maior FFO registrado pela Multiplan em um segundo trimestre, um aumento de 49,9% em relação ao 2T21 e 43,9% em relação ao 2T19. A Companhia mantém o FFO positivo desde 2007, ano da abertura de seu capital na Bolsa brasileira (IPO). A margem FFO alcançou 53,1%, um aumento de 350 p.b. em relação ao 2T19. Além disso, o primeiro semestre de 2022 registrou um FFO recorde no período, atingindo R$ 442,3 milhões, um aumento de 103,8% em relação ao 1S21 e 47,3% superior ao do 1S19