A Multiplan Empreendimentos Imobiliários divulgou ontem, 28/04, os resultados do primeiro trimestre de 2021. No período, os shoppings da Companhia operaram por 63% do horário regular, enquanto as vendas dos lojistas e receita de aluguel alcançaram, respectivamente, 72,3% e 82,2% dos resultados do 1T20. Desde o dia 22/04, todos os shoppings da Multiplan estão abertos ao público e, na última semana de abril, o tempo de operação deve alcançar 77% do horário regular.
No trimestre, o EBITDA foi de R$ 131,2 milhões, com margem de 49,3%, uma redução de 5.610 p.b. em relação ao mesmo período no ano anterior, principalmente em função das condições de aluguéis oferecidas aos lojistas, em virtude das suspensões temporárias e restrições operacionais. O lucro líquido totalizou R$46,3 milhões no 1T21, 73,9% abaixo do 1T20, em linha com a queda reportada no EBITDA no trimestre, alcançando 17,4% de margem de lucro líquido. Considerando os últimos 12 meses, o lucro líquido no período encerrado em março de 2021 cresceu 49,6% sobre março de 2020, atingindo R$832,7 milhões.
Renovação de mix com recorde de ABL locada
Mesmo com as restrições que impactaram a operação dos empreendimentos, incluindo o funcionamento por 63% do horário regular, as vendas dos lojistas foram equivalentes a 72,3% das vendas do 1T20, atingindo R$ 2,3 bilhões. Os shoppings das cidades do Rio de Janeiro e Maceió tiveram os melhores desempenhos de vendas, beneficiando-se do maior horário de operação no trimestre.
O VillageMall, no Rio de Janeiro, mais uma vez, superou as vendas do ano anterior, atingindo 103,4% no 1T21, beneficiando-se do desempenho das lojas de artigos de luxo. Na comparação do 1T21 com o 1T20, 15 shoppings tiveram percentual de vendas acima do percentual de horas em operação.
Como observado no ano anterior, os consumidores voltaram a frequentar os shoppings após as reaberturas, reforçando a importância dos empreendimentos no seu cotidiano. A diferença entre vendas e horas em operação é mais um indicativo da força e solidez da Companhia quando se considera que nenhum shopping operou em seu horário regular, que fevereiro de 2021 teve um sábado a menos devido ao dia bissexto do ano passado e que feriados adicionais foram decretados em algumas cidades do Brasil, o que impactou negativamente os números de vendas ao longo do trimestre.
O portfólio de shopping centers da Multiplan apresentou uma taxa de ocupação média de 94,6% no 1T21, uma redução de 120 p.b. em relação ao 4T20. A redução é devida, principalmente, ao efeito sazonal de menores taxas de ocupação nos primeiros trimestres do ano, que, historicamente, são cerca de 0,35% abaixo da taxa registrada no quarto trimestre; e ao efeito pontual relacionado à saída recente de uma rede de lojas fast fashion do portfólio da Multiplan.