Multiplan

Notícias

29.04.2022

Multiplan anuncia resultados do 1º trimestre de 2022

A Multiplan Empreendimentos Imobiliários divulgou, nesta quinta-feira (28/04), os resultados do primeiro trimestre de 2022 (1T22) com recordes positivos nos desempenhos operacional e financeiro. As vendas totais dos lojistas alcançaram R$ 4,0 bilhões, recorde para um primeiro trimestre, representando aumento de 74,8% vs. o 1T21 e de 13,5% vs. o 1T19. Em março deste ano, o crescimento das vendas totais chegou a 20,8% contra março de 2019. E, em abril, a tendência aceleração seguiu, com aumento de 60,4% vs. 2021 e de 32,2% vs. 2019 nos primeiros 25 dias do mês. 

Oito shoppings do portifólio da Multiplan apresentaram crescimento de dois dígitos sobre 2019, entre eles VillageMall (+57,0%), ParkShopping Canoas (+30,6%) e Parque Shopping Maceió (+28,0%). 

Os shoppings do Rio de Janeiro foram os destaques de vendas do trimestre, apresentando um crescimento de 28,7% sobre 2019, alcançando R$ 1,1 bilhão no 1T22. Os shoppings da região Sul também apresentaram desempenho acima da média e registraram crescimento de 14,9% sobre o 1T19. 

As Vendas Nas Mesmas Lojas (SSS, na sigla em inglês) cresceram 68,3% no 1T22 em relação ao 1T21 e 11,6% em relação ao 1T19. Considerando somente o mês de março, o indicador SSS apresentou um crescimento de 19,9% em relação ao mesmo mês em 2019. 

No 1T22, o segmento de Vestuário apresentou o maior crescimento em relação a 2019: +25,0%. O segmento de Artigos Diversos registrou o segundo maior aumento, de 15,3%, quando comparado ao 1T19. Por outro lado, o segmento de Artigos do Lar & Escritório apresentou queda de 15,1% em relação ao 1T19, após fortes resultados em 2020, principalmente em decorrência da flexibilização das restrições, uma vez que as pessoas estão de volta às rotinas diárias, passando mais tempo fora de casa.  

O fluxo de veículos aumentou, alcançando, em abril de 2022, 95,8% dos níveis de 2019. 

Multi triplica downloads e amplia usuários únicos em 135% com novidades e cupons

O aplicativo Multi viu seu número de downloads triplicar em relação ao mesmo trimestre do
ano anterior (+263%), atingindo 235 mil no 1T22 e 2,2 milhões desde seu lançamento, e fechou o 1T22 com crescimento de 135% de usuários únicos sobre o mesmo período de 2021. Funcionalidades como pagamento de tickets de estacionamento através do aplicativo (atingindo dois dígitos percentuais em alguns shoppings da rede), eventos nos shoppings para os quais o Multi oferece benefícios para o cliente e cupons de descontos presenciais foram os principais fatores que contribuíram para este resultado significativo. 

As iniciativas de cupons presenciais têm se provado um forte indutor de tráfego para os shoppings da Multiplan e seus lojistas, estimulando a utilização e a recorrência no aplicativo, assim como a geração de dados sobre o perfil de consumo, que já ajudam, por exemplo, a orientar os esforços de marketing. Na Semana do Consumidor, realizada de 11 a 20 de março, cerca de 10% dos lojistas dos shoppings Multiplan disponibilizaram ofertas, totalizando mais de 700 cupons de desconto presenciais diferentes através do aplicativo Multi.
Outro fator de destaque foi a expansão do programa de fidelidade MultiVocê para todos os shoppings da rede. Integrado ao superapp, o programa faz parte da estratégia digital da Companhia ao fidelizar seus clientes e permitir uma visão mais ampla de seus hábitos de consumo. Em maio, a Multiplan lançará uma nova campanha publicitária do Multi, impulsionando ainda mais o aplicativo. 

Confiança e percepção de valor no portfólio com aumento da taxa de ocupação 

O portfólio de shopping centers da Multiplan apresentou uma taxa de ocupação média de 94,8% no 1T22, um aumento de 25 p.b. em relação ao 1T21. Quatorze shoppings tiveram taxa de ocupação acima de 95%, dos quais cinco apresentaram taxa igual ou superior a 98%.  

A Multiplan registrou um turnover (entrada de novas lojas) de 1,6% da ABL total administrada no primeiro trimestre, ou seja, 12.379 m², mais uma vez demonstrando a forte demanda de lojistas para fazerem parte do portfólio da Companhia. Mais de 88% da ABL entrante pertence a lojistas que estão expandindo sua presença nos shoppings Multiplan, demonstrando confiança no portfólio. 

Receita bruta, NOI, EBITDA, Lucro líquido e FFO evoluem em comparação ao 1T19 

A receita bruta totalizou R$ 453,8 milhões no 1T22, um crescimento de 33,5% em relação ao 1T19, principalmente devido ao aumento de R$ 102,8 milhões em receita de locação, apesar do efeito negativo da linearidade.  

No 1T22, o Resultado Operacional Líquido (NOI) foi o maior registrado para um primeiro trimestre e o segundo maior da história da Companhia, incluindo os quatro trimestres sazonalmente mais fortes. O NOI encerrou o trimestre em R$342,4 milhões, 70,3% superior ao 1T21 e 23,4% melhor que o 1T19, com margem de 87,6% (+970 p.b. vs. 1T21 e -142 p.b. vs. 1T19), principalmente devido a receita operacional de R$390,9 milhões no período.

O EBITDA alcançou R$ 295,4 milhões no 1T22, um aumento de 28,2% comparado ao 1T19. O crescimento se deve, principalmente, ao crescimento de 36,4% em receita líquida no trimestre. Se, apenas para fins de análise, fosse excluído o efeito da linearidade, o EBITDA ex-linearidade atingiria R$ 306,7 milhões, o segundo maior resultado a ser registrado (sem considerar o efeito da venda da Diamond Tower no 3T20), e o maior para um primeiro trimestre, sendo 38,7% superior em relação ao 1T19. 

Em março de 2022, o EBITDA dos últimos doze meses atingiu R$ 974,9 milhões, crescimento de 3,2% vs 2019. 

O lucro líquido mais que triplicou em relação ao mesmo período de 2021, totalizando R$ 171,6 milhões no 1T22, um aumento de 86,6% em relação ao 1T19, beneficiado pelo crescimento de 36,4% na receita líquida e menor carga tributária. 

O Fluxo de Caixa Operacional (FFO) totalizou R$ 210,7 milhões no 1T22, o maior já registrado pela Multiplan para um primeiro trimestre, representando um aumento de mais de três vezes sobre o 1T21 e 51,4% maior que o 1T19, principalmente em razão do crescimento de 41,1% na receita de locação.