A Multiplan Empreendimentos Imobiliários divulgou, nesta quinta-feira (10/02), os resultados do quarto trimestre (4T21) e do ano de 2021, com avanços positivos nos desempenhos financeiro e operacional.
O 4T21 foi o primeiro trimestre do ano em que os shopping centers da Companhia operaram por 100% do horário de funcionamento regular. No período, os empreendimentos da Multiplan não apenas atingiram os níveis de 2019, como os superaram, registrando novo recorde nas vendas dos lojistas e na receita de aluguel, além de crescimento no lucro líquido frente ao 4T20 (+45,5%) e ao 4T19 (+50,1%).
As vendas dos lojistas dos shoppings da Multiplan superaram, pela primeira vez nos últimos dois anos, os níveis de 2019, alcançando R$ 5,6 bilhões, 8,1% acima do 4T19. Apenas na semana de Natal (17 a 24 de dezembro), as vendas totais atingiram quase R$1 bilhão (+16,2% vs. 2019).
Em 2021, os shopping centers registraram vendas de R$14,6 bilhões, o equivalente a 89,5% dos níveis de 2019, mesmo operando por 83,6% do horário regular e com restrições variadas, que impactaram a capacidade de ocupação e a realização de eventos, por exemplo.
As vendas nas mesmas lojas (SSS) cresceram 10,3% no 4T21 em relação ao 4T19, uma melhora de desempenho quando comparado aos resultados do 3T21 (+1,5% 3T21 vs. 3T19). O segmento de vestuário apresentou aumento de 19% em relação ao 4T19, o maior aumento do SSS no trimestre. Os segmentos de Alimentação & Áreas Gourmet
e Serviços também foram destaques, recuperando vendas no 4T21 frente ao 3T21.
Acompanhando a tendência de crescimento, em janeiro de 2022, os shoppings administrados pela Multiplan registraram vendas de R$1,2 bilhão, apresentando crescimento de 42,6% em relação a janeiro de 2021 e de 4,4% em relação a janeiro de 2019.
A taxa de ocupação alcançou 95,3% no 4T21, um aumento de 8 p.b. em relação ao trimestre anterior. Destaque para o MorumbiShopping, com 98,9% de ocupação, superando níveis de 2019.
Receita de locação, EBITDA e lucro líquido avançam frente ao 4T19
Impulsionada pelo aumento nas vendas e pela redução de encargos comuns, a receita de locação de shoppings atingiu R$ 430,5 milhões no 4T21, o maior valor já registrado, resultando em um aumento de 35,4% em relação ao 4T19. Dezessete empreendimentos apresentaram receitas de locação acima dos níveis do 4T19.
Em 2021, com a contínua retirada de restrições às operações, a receita total anual de locação atingiu o recorde de R$ 1,189 bilhão, 5,8% superior a 2019, com destaque para a receita de locação de shoppings, que totalizou R$1,141 bilhão (+11,1% em comparação a 2019), que foi parcialmente compensada pela venda da Diamond Tower em julho de 2020.
O EBITDA atingiu R$ 285,2 milhões no 4T21, com aumento de 13% em relação ao 4T19, principalmente devido ao aumento de 21,3% na receita líquida no trimestre, parcialmente compensado por custos não recorrentes.
O lucro líquido totalizou R$ 213,6 milhões no 4T21, aumento de 50,1% em relação ao 4T19, beneficiado pelo crescimento da receita no trimestre e menor carga tributária, parcialmente compensados por maiores despesas financeiras. Desconsiderando a venda da Diamond Tower no 3T20, o Fluxo de Caixa Operacional (FFO) do 4T21 foi o maior registrado pela Multiplan, totalizando R$ 308,3 milhões. O resultado representa aumento de 33,5% em relação ao 4T19. Em 2021, o FFO atingiu R$ 702 milhões, em linha com 2019.
Inauguração, lançamento e inovação em 2021
O ano foi marcado pela inauguração do 20º shopping Multiplan, o ParkJacarepaguá, construído na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Inaugurado em 19 de novembro de 2021, o shopping mais moderno da Multiplan tem registrado forte venda e fluxo de pessoas desde sua abertura ao público. Até a conclusão do 4T21, as vendas atingiram R$ 80,6 milhões.
A Companhia também lançou, em outubro de 2021, em Porto Alegre, a primeira fase do empreendimento imobiliário residencial Golden Lake, o Lake Victoria. Com VGV potencial de R$ 530 milhões, o Lake Victoria já teve 42% dos 34 mil m² de área privativa vendidos, o equivalente a R$ 207 milhões.
Em linha com sua estratégia de geração de valor e qualidade da experiência proporcionada, o superapp Multi alcançou cerca de 2 milhões de downloads e ficou entre os 10 aplicativos de compras mais pesquisados na loja de aplicativos da Apple no Brasil, em dezembro, quando chegou ao recorde de 700 mil usuários ativos. Ao longo do período de promoções no último trimestre de 2021 (semana da Black Friday e dezembro), clientes da Companhia registraram no aplicativo cerca de 3 milhões de notas fiscais, que equivaleram a 34% das vendas dos shoppings da Companhia.