A Multiplan anunciou nesta quarta-feira, 12 de janeiro, a prévia operacional de seu portfólio no 4T21¹. Os indicadores operacionais superaram os desempenhos recordes de 2019, período que antecedeu a pandemia. Pela primeira vez em 2021, as vendas registradas pelos shoppings ultrapassaram 2019, totalizando no 4T21 R$5,6 bilhões, 108,1% do 4T19 e um novo recorde histórico da Companhia. O 4T21 foi o primeiro em que os shoppings operaram com 100% do horário regular, embora ainda enfrentando restrições de capacidade e eventos.
Cinco shoppings do portfólio da Multiplan registraram aumento de vendas de dois dígitos no 4T21 em comparação com o 4T19: Parque Shopping Maceió (+24,1%), VillageMall (+22,3%), ParkShoppingBarigüi (+17,0%), ParkShopping Canoas (+14,2%) e BH Shopping (+10,7%). No comparativo anual, o VillageMall, o Parque Shopping Maceió e o ParkShopping Canoas superaram as vendas de 2019, alcançando crescimento de 113,0%, 109,6% e 101,8%, respectivamente.
Vendas no Natal
Dezembro foi o grande destaque do trimestre, representando 110,1% das vendas do mesmo período em 2019. Durante a semana do Natal, entre os dias 17 e 24 de dezembro, as vendas atingiram 116,7% daquelas registradas em 2019, alcançando aproximadamente R$1 bilhão.
Os shoppings do Rio de Janeiro e da região Sul do país registraram 26,7% e 19,7% de crescimento em relação à 2019, respectivamente. Na semana do Natal, o BarraShopping, localizado no Rio de Janeiro, superou as vendas de 2019 em 16,4%. Os três shoppings localizados na região Sul do país apresentaram aumento de dois dígitos nas vendas em relação a 2019.
As Vendas nas Mesmas Lojas (SSS) cresceram 10,3% frente ao 4T19 e indicaram forte recuperação nos segmentos de Vestuário, Alimentação e Artigos Diversos, que apresentaram crescimento de 19,0%, 12,5% e 11,0%, respectivamente. Ao longo de 2021, os segmentos de Serviços e Alimentação apresentaram uma significativa recuperação.
O Aluguel nas Mesmas Lojas (SSR) atingiu 41,4% no 4T21 na comparação com o 4T19 e superou a relação observada no 3T21 (28,4%), a inflação de dois anos medida pelo IPCA (15,0%) e igualando o efeito do reajuste do IGP-DI para o mesmo período (41,4%). O ano de 2021 encerrou com um SSR de 17,2% em relação a 2019.
Tempo de permanência
O tempo de permanência nos shoppings em dezembro superou os demais meses do trimestre e o mesmo mês em 2019, com 61% dos veículos permanecendo por mais de uma hora no estacionamento. O fluxo de veículos em dezembro atingiu 94,4% de 2019, com destaque para o MorumbiShopping que, neste mês, alcançou 104,9% dos níveis de 2019.
No 4T21, o fluxo de veículos atingiu 88,7% dos níveis de 2019, com 11,8 milhões de veículos.
Taxa de Ocupação
A taxa de ocupação subiu para 95,3% com 14 mil m² de novas lojas locadas no trimestre, crescimento de 8 p.b. frente ao 3T21. O aumento da demanda por espaços nos shoppings da Multiplan foi evidenciado pelos mais de 14 mil m² de ABL assinada no trimestre, distribuídos por 133 lojas.
No trimestre, dez shoppings apresentaram ocupação igual ou superior a 97%. Destes, destaque para o Pátio Savassi e para o ParkShoppingSãoCaetano, que apresentaram crescimento trimestral de 281 p.b. e 153 p.b. na taxa de ocupação, para 97,9% e 98,4%, respectivamente. Em 2021, foram quase 63 mil m² de ABL locada para novos lojistas, representando 7,9% da ABL total administrada.
¹Nota: Todos os números apresentados são preliminares e estão sujeitos a alterações.