Neste dia 30 de julho, a Multiplan divulgou seus resultados para o período de abril a junho de 2015. Os dados financeiros e operacionais mostram que este foi o melhor segundo trimestre dos últimos cinco anos. Bateram recorde para o período os indicadores de vendas, de receita de aluguel, inadimplência, taxa e custo de ocupação e lucro, entre outros.
As vendas totalizaram R$ 3,2 bilhões no período, alta de 4,8%, equivalendo a R$ 1.486 por metro quadrado por mês. Nos últimos cinco segundo trimestres, as vendas cresceram um total de 84,0%. O aumento é resultado da bem sucedida entrega de expansões, das mudanças no mix de lojistas e da consolidação dos novos shopping centers.
Como destaque, o complexo de escritórios Morumbi Corporate atingiu no segundo trimestre deste ano 90% da ABL locada e registrou R$ 15,0 milhões de receita de locação, em comparação a R$ 10,1 milhões no mesmo período de 2014; o BarraShopping apresentou crescimento das vendas de 7,4%, e continua a colher os bons resultados da nova expansão; o MorumbiShopping apresentou um aumento de vendas de 6,7% no segundo trimestre, sobre um forte crescimento de 16,5% no mesmo período, impulsionado pela contínua melhoria do mix de lojistas que levou o shopping center a registrar as maiores vendas/m² do portfólio da Companhia; e o Shopping Vila Olímpia teve crescimento de vendas de 22,3% no segundo trimestre devido às mudanças que beneficiaram principalmente o terceiro e o quarto andar do shopping.
A taxa de inadimplência foi de 1,5% nos últimos três meses. A taxa de ocupação nos shoppings permaneceu estável no segundo trimestre de 2015, em 98,4%. Apesar da aceleração de 8,0% da receita de locação, o crescimento das vendas e o controle das despesas de condomínio dos shoppings permitiu o custo de ocupação permanecer estável comparado ao segundo trimestre de 2014, em 12,6%.
A baixa disponibilidade de lojas desencadeou o desenvolvimento de pequenas expansões em seis shopping centers, totalizando 10.228 m² de ABL no curto prazo.
A receita bruta totalizou R$ 287,0 milhões entre abril e junho, tendo a receita de aluguel como o maior componente, acumulando R$ 201,1 milhões, um aumento de 8,0% em relação ao mesmo período de 2014.
O lucro líquido apresentou um aumento de 3,2% se comparado com o segundo trimestre do ano passado, alcançando R$ 96,3 milhões. O Ebtida permaneceu praticamente estável a R$ 186,0 milhões, pequena queda de 0,6%.
Em função do desempenho positivo, em 30 de junho de 2015, a Multiplan anunciou o pagamento de R$ 90,0 milhões em juros sobre capital próprio antes de impostos, baseado nas demonstrações financeiras encerradas em 31 de maio de 2015.
O Resultado Operacional Líquido (NOI), importante indicador do setor, cresceu 11,3%, para R$ 227,3 milhões no segundo trimestre de 2015, beneficiado pelo aumento de 8,6% na receita de locação somada ao estacionamento e uma redução de 11,2% nas despesas de shopping centers.
A Multiplan encerrou o trimestre com uma dívida líquida de R$ 1.928,9 milhões, comparada a R$ 1.759,8 milhões no trimestre anterior, impactada pela menor posição de caixa (-33,2%) devido aos desembolsos relacionados com pagamento de dividendos e juros sobre capital próprio e investimentos. O cenário atual apresenta uma relação de divida líquida/EBITDA, em 12 meses, de 2,44x, e uma divida líquida equivalente a 11,8% do valor justo das propriedades.
Neste último trimestre a empresa lançou um novo shopping, o ParkShoppingCanoas, adquiriu um terreno para um futuro projeto greenfield, comprou potencial construtivo, entregou expansões estratégicas e analisou novos projetos, totalizando 256 mil m² de ABL.