José Isaac Peres, fundador e CEO da Multiplan, conversou hoje, 15 de maio, em live do Conexão Empresarial sobre a nova realidade dos shoppings. O bate-papo foi com Alex Veiga, CEO da construtora Patrimar; Marcelo Souza, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte; Cristiano Melles, presidente da Associação Nacional de Restaurantes; Renato Gomes, diretor regional da Vivo; Salvador Ohana, CEO do grupo Klus; Marcelo Cherto, presidente da franquia Cherto e um dos fundadores da ABF; Paulo Cesar Oliveira, diretor-geral do Grupo VB Comunicação; e Bella Falconi, influenciadora digital. O empresário João Kepler mediou a conversa, que contou com a participação especial do vereador e líder do governo na Câmara Municipal de Belo Horizonte, Leo Burguês.
Na ocasião, os participantes debateram as medidas tomadas no combate à pandemia do novo coronavírus. Peres destacou as medidas que já foram tomadas para garantir a segurança de colaboradores e clientes na reabertura do ParkShopping Canoas, no Rio Grande do Sul. A Companhia implantou um rígido protocolo, criado com apoio de um médico infectologista, para que o shopping pudesse voltar à operação preservando a saúde de todos.
O ParkShopping Canoas adotou redução de 50% no uso da capacidade de vagas dos estacionamentos; uso obrigatório de máscara de proteção; instalação de mais de 100 pontos de álcool em gel no empreendimento, inclusive nos acessos de veículos e pedestres; comunicação focada em prevenção nas entradas e em diferentes locais do mall; aumento da renovação do ar com equipamentos de ventilação e portas de acesso sempre abertas; aferição da temperatura de colaboradores e visitantes nas entradas do shopping; uso obrigatório de equipamentos de proteção individual pelos colaboradores de atendimento ao cliente; sinalização do distanciamento ideal em todo o shopping; aumento da distância entre as mesas da praça de alimentação; e ampliação da rotina de higienização de todo o shopping, entre outras medidas.
O protocolo adotado no ParkShopping Canoas será aplicado aos demais empreendimentos da Multiplan, oferecendo segurança para funcionários e clientes.
Conexão digital
José Isaac Peres comentou ainda a presença da tecnologia no comércio e varejo no mundo pós-COVID. Para o empresário, a integração entre o digital e o físico é benéfico pela comodidade que oferece aos clientes e lojistas, mas os canais online não suprimirão a relevância do shopping. Os empreendimentos seguirão sendo multiuso, unindo – em um só lugar – diferentes serviços.
A Multiplan sempre teve como base para a criação de seus empreendimentos a união do comércio, natureza, entretenimento e cultura. Para Peres, o que se vê hoje, durante a pandemia, é a vontade das pessoas de voltar a circular, conviver com amigos e se divertir com a família. O shopping continua sendo um ponto de encontro. Um mix ideal entre opções de lazer, cultura, alimentação e, claro, compras. É um destino final, em localizações privilegiadas, para quem precisa resolver diferentes coisas de uma só vez: ir ao supermercado, fazer exames, movimentar a conta bancária, comprar presentes e fazer uma refeição. E o grande espetáculo dos shoppings são as pessoas.