Multiplan

Notícias

02.08.2018

Elephant Parade Rio inaugura ateliê no BarraShopping

Clique na imagem para ampliar.

Público poderá acompanhar ao vivo o processo de pintura dos projetos selecionados

A partir do dia 2 de agosto, o BarraShopping irá sediar o ateliê de pintura do Elephant Parade, que ficará aberto até 23 de setembro. O público poderá acompanhar ao vivo e a cores a confecção de mais de 20 esculturas selecionadas para o evento, que tem entre os patrocinadores Suvinil, Rei do Mate e Amarula.

O ateliê também contará com uma loja da Elephant Parade para a venda de miniaturas de elefantes de outras edições do evento e um kit personalizado para que as pessoas possam pintar suas próprias obras. 20% do lucro líquido da Elephant Parade Co é destinado aos projetos de preservação dos elefantes. As obras ficarão expostas durante um mês no BarraShopping e depois serão exibidas nos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro. Ao final, elas serão leiloadas em prol de entidades filantrópicas do Rio de Janeiro, projetos de preservação dos elefantes e artistas participantes.

Para acompanhar a agenda do ateliê, basta acessar o site www.elephantparade.com.br.

 

SOBRE A ELEPHANT PARADE

O evento foi criado em 2006, depois que Marc e Mike Spits, pai e filho em férias pela Tailândia, “conheceram” um bebê elefante chamado Mosha, que havia perdido sua perna depois de pisar numa mina terrestre. Desde então, decidiram realizar um evento rentável, a longo prazo, para garantir um futuro sustentável a Mosha, que se tornou mascote do evento. A primeira exposição aconteceu em 2007, em Roterdã, na Holanda. Amigos do Asian Elephant Hospital, a “casa” da Mosha em Lampang, foi das primeiras organizações a receber contribuições geradas pelo evento e até hoje continua tendo suporte financeiro.  Em sua 27ª edição, a EP já percorreu importantes centros urbanos, como Londres, Hong Kong, Amsterdã, Milão e São Paulo. Em todos eles, ao final de cada exposição os elefantes são leiloados e parte da quantia arrecadada é destinada a projetos de preservação dos elefantes, a instituições locais e aos artistas participantes.

CONFIRA AQUI ALGUNS TRABALHOS SELECIONADOS:

“SUKHI”

Artista: Babi Wrobel

Elefantes remetem à sorte e a boa fortuna. E quem não precisa de um pouco disso nos dias de hoje? A artista Babi Wrobel é frequentadora das aulas de yoga que tomaram conta da orla de Ipanema e usou como referência a cultura indiana para pintar um elefante em posição de lótus, saudando a paisagem do Rio. Sukhi, que em hindu significa “tranquilo”, será pintado com tinta acrílica e canetas poska.

Me inspirei nas tatuagens e arabescos feitos em henna. Porém, no lugar da temática indiana, optei por trazer os elementos presentes na orla carioca como o morro Dois Irmãos, o mar, as barracas e coqueiros. Criei o Sukhi para tentar passar um pouco de tranquilidade, alegria e boa sorte para todos que passarem por ele”,  analisa a artista.

Sobre a artista: Babi é artista e ilustradora. Nasceu e foi criada no Rio de Janeiro, onde se formou em Design Gráfico e iniciou a carreira fazendo trabalhos para as áreas de Ilustração e também de Desenho Animado. Seus trabalhos já foram publicados em áreas como publicidade, livros infantis, revistas, estamparia, moda, embalagem, entre outras. Trabalhou para clientes como Editora Callis, Editora Positivo, Escrita Fina, Editora Abril, Editora Globo, Editora Biruta, Natura, Sadia, Renault, Epson, Estrela, entre outros.

“Ô ABRE ALAS, QUE EU QUERO BRINCAR”

Artista: Levi Cintra   

A fusão de arte, cultura, tradição e inovação presente no Carnaval foi a inspiração de Levi Cintra para criar um elefante que irá retratar as Escolas Mirins do Rio de Janeiro, da qual faz parte há dez anos como artista e designer. “As Escolas de Samba Mirins desenvolvem atividades socioculturais, aproximando a cidade do Rio de Janeiro de suas raízes”, defende o artista.

Sobre o artista: Levi trabalha no Carnaval carioca e se considera uma pessoa criativa, sem seguir um estilo ou tendências. Já participei de processos de enredos de escolas campeãs no Rio de Janeiro. E trabalha em um projeto chamado “Embaixadores da Alegria”, de inclusão e acessibilidade.

“FANTÁSTICO”

Artista: Renan Cristian    

Com a proposta de manter o espírito de “Cidade Maravilhosa” mesmo com a crise econômica o social, Renan Cristian criou o elefante “Fantástico” para revisitar as principais referências cariocas, os pontos turísticos icônicos e o ambiente ao ar livre, marcas da cidade.

“Apesar do tema ser ‘clichê’, o estilo geométrico é bastante contemporâneo, com uma paleta agradável que equilibra tons quentes e frios, e traz um olhar renovado e abstrato sobre a geografia carioca. O nome fantástico remete ao colorido e promove o rótulo de "maravilhosa" a um novo patamar. A técnica será grafite, e posso usar pincéis para detalhes de acabamento”, explica o artista.

Sobre o artista: Há mais de 15 anos trabalhando em publicidade, o artista atua também em projetos de ilustração. Em 2017 foi convidado a participar da exposição coletiva “Alfabeto do Samba”, que aconteceu em vários lugares entre Rio e São Paulo, e também para criar uma carta para o b aralho coletivo do site “El Cabriton”. Este ano participou da mostra coletiva "A Cara do Rio", Centro Cultural Correios, no Rio.

“JASMIN MANGA”

Artista: Flow  

Inspirada na flora e fauna nativas brasileiras, a artista quis chamar atenção para a preservação das espécies “Quando as crianças olharem a Jasmim, quero que conheçam e valorizem a flora e fauna nativas. As flores são o Ipê e Jasmim Manga, nativas do Continente Americano. Já as Araras são Ararajuba (amarela), Araracanga (vermelha) e Arara azul. As tartarugas de couro e oliva estão em perigo de extinção devido à destruição do habitat e captura ilegal”, explica a artista.

Sobre a artista: Flow nasceu em Lanus, Buenos Aires. Atualmente mora em Bombas, no Sul do Brasil, uma cidade costeira de Santa Catarina. É licenciada em Artes Visuais pela Universidad del Museo Social Argentino. Dá aulas de arte e reciclagem para crianças no Centro Cultural Recoleta. Recentemente, participou em Arte Esporte e Solidariedade para a Fundação Cafu, no Espaço Paulista de Arte.

 

SERVIÇO

Ateliê com pintura ao vivo

Período: 02/08 a 23/09

Local: Nível Américas, portaria A

Exposição

Período: 27/09 a 28/10

As obras ficarão espalhadas no complexo BarraShopping e New York City Center

Horário: de 13h às 22h (segunda a sábado) e 13h às 21h (domingo)

Endereço: BarraShopping - Avenida das Américas, 4.666 – Barra da Tijuca

Site: www.elephantparade.com.br