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23.05.2015

2015: vendas nos shoppings da rede crescem 7,1% no 1º trimestre

Em 29 de abril, a Multiplan divulgou seus resultados para o primeiro trimestre de 2015. As vendas nos shopping centers aumentaram 7,1% no período, mostrando a resiliência dos ativos mais maduros assim como o robusto crescimento dos shoppings em processo de consolidação, frente a um cenário macroeconômico mais adverso.
 
As vendas nas mesmas áreas (SAS) aumentaram 5,7%, sobre um crescimento já robusto de 9,3% no primeiro trimestre de 2014. Os 18 shopping centers do grupo apresentaram venda média mensal por metro quadrado de R$ 1.376, atribuído à homogeneidade e o alto padrão de qualidade dos shopping centers da companhia.
 
A receita bruta foi R$ 293 milhões no primeiro trimestre deste ano, liderada pelo crescimento de 15,7% na receita de locação. O Morumbi Corporate continua aumentando sua contribuição na receita, registrando R$ 14,5 milhões nos primeiros três meses do ano. O portfólio de shopping centers encerrou o trimestre com um aluguel mensal de R$ 108/m².
 
O aluguel nas mesmas lojas cresceu 9,5%, representando um crescimento real de 4,1%. Este percentual está acima da média de crescimento real, 3,7%, calculada desde IPO, ou de 3,3% nos últimos cinco anos.

Devidos a fatos não recorrentes, que geraram resultado de R$ 21,4 milhões adicionais, distorcendo a comparação com 2014, houve queda no Ebtida, de 1,5%, e no lucro líquido de 15,4%. Desconsiderando estes eventos, o Ebtida cresceu 10,6%, alcançando R$ 193,7 milhões, com uma margem de 73,2%, e o lucro líquido, 14,2%, atingindo R$, 69,6 milhões no primeiro trimestre de 2015.
 
A taxa de ocupação média dos shopping centers foi de 98,6% durante o trimestre, refletindo a alta demanda por espaços nos shoppings da Multiplan. O custo de ocupação caiu 20 p.b. para 13,5% e os pagamentos em atraso (inadimplência) permaneceram em 1,8% durante o trimestre.
 
A receita bruta foi de R$ 293 milhões, liderada pelo crescimento de 15,7% na receita de locação. O Morumbi Corporate, empreendimento imobiliário da empresa, continua aumentando sua contribuição na receita, registrando R$ 14,5 milhões no período. O portfólio de shopping centers encerrou o trimestre com um aluguel mensal de R$ 108/m².
 
Como resultado da baixa vacância e os esforços para reduzir os custos condominiais, as despesas de shopping centers caíram 10,1% nos primeiros três meses do ano e alcançaram o menor percentual da receita líquida de shopping centers já registrado, de 9,3%.

O aumento do aluguel e a redução das despesas guiaram o Resultado Operacional Líquido (NOI) + Cessão de Direitos para um crescimento de 15,9% no trimestre, com uma margem de 89,7%. O NOI nos últimos 12 meses terminados em Março de 2015 foi R$ 914,1 milhões ou R$ 4,85 por ação, equivalente a um CAGR de cinco anos de 15,7%.

Despesas com a sede totalizaram R$ 25,7 milhões, representando um pequeno aumento de 4,8% na comparação com o primeiro trimestre de 2014, sendo inteiramente suportados pela receita de serviços de R$27,6 milhões no trimestre.
   
Em relação à dívida, a companhia encerrou o trimestre com uma Dívida Líquida/EBITDA de 2,23x, e um custo médio da dívida bruta de 11,53% a.a., 122 p.b. abaixo da taxa básica de juros Selic de Março de 2015, 12,75%.

Na Assembleia Geral Ordinária realizada em 29 de Abril de 2015, foi aprovado   o pagamento de dividendos adicionais no valor de R$ 19,9 milhões referente ao ano fiscal de 2014, e a eleição de um novo membro do conselho de administração, Sr. Salvatore Iacono, que substituirá o Sr. Russell Goin.