Multiplan

Notícias

21.01.2016

Vendas dos shoppings Multiplan crescem 4,5% em 2015

Rio de Janeiro, 18 de janeiro de 2016 - A Multiplan divulgou, há pouco, a prévia operacional do ano de 2015.  As vendas de lojistas nos shopping centers da companhia atingiram R$ 13,3 bilhões, um crescimento de 4,5% sobre as vendas de 2014. O ano anterior já tinha apresentado uma expansão de vendas de 12,1% sobre 2013.

No quarto trimestre, as vendas crescerem 4,1% em relação ao mesmo período do ano anterior, alcançando R$ 4,2 bilhões, mesmo em um cenário desafiador.  A bem sucedida campanha de fim de ano nos shopping centers, que distribuiu 252 carros, contribuiu para os resultados alcançados.

A taxa de ocupação média do portfólio de shopping centers em 2015 foi de 98,3%, mantendo um alto patamar, próximo ao recorde histórico registrado em 2014, de 98,7%. No 4T15, a Multiplan registrou uma taxa média de 98,0%, em linha com o 3T15.

Nos últimos cinco anos, as vendas anuais quase dobraram, passando de R$ 7,5 bilhões em 2010 para o número atual. Em um período de dez anos, a partir de 2005, as vendas mais que quadruplicaram sobre o montante inicial, adicionando R$ 10,2 bilhões às vendas nominais. A taxa composta de crescimento anual (CAGR) no período foi de 15,6%.

As vendas na mesma área (SAS) cresceram 3,3% no ano, enquanto as vendas nas mesmas lojas (SSS) apresentaram um crescimento de 1,8%. É importante destacar que os crescimentos ocorreram sobre fortes bases de anos anteriores, levando a 12,1% de crescimento no SAS em dois anos.

O índice SAS cresceu 3,9%, comparado ao mesmo trimestre do ano anterior, uma aceleração sobre o crescimento do 3T15, enquanto o SSS evolui 2,1% no mesmo período. Esses crescimentos ocorrem sobre aumentos do SAS e SSS no ano anterior de 8,8% e 7,9%, respectivamente, reforçando a força do portfólio da Multiplan em um período de grandes desafios no país. A diferença de 180 p.b. entre o SAS e o SSS, uma das maiores já registradas, evidencia a capacidade da companhia em realizar trocas de mix que agreguem valor aos shopping centers.

Sobre a Multiplan – Atualmente, possui 18 shopping centers distribuídos pelo país: BarraShopping, New York City Center, ParkShoppingCampoGrande e VillageMall, no Rio de Janeiro (RJ); BH Shopping, DiamondMall e Pátio Savassi, em Belo Horizonte (MG); MorumbiShopping, ShoppingAnáliaFranco e ShoppingVilaOlímpia, em São Paulo (SP); JundiaíShopping, em Jundiaí (SP); ParkShoppingSãoCaetano, em São Caetano do Sul (SP); RibeirãoShopping e Shopping Santa Úrsula, em Ribeirão Preto (SP); ParkShopping, em Brasília (DF); ParkShoppingBarigüi, em Curitiba (PR); BarraShoppingSul, em Porto Alegre (RS); e Parque Shopping Maceió, em Maceió (AL). O portfólio em operação totaliza uma ABL de 768.290 m², mais de 5.400 lojas e tráfego anual de consumidores estimado em 180 milhões. A Multiplan detém participação média de 73,8% em seus shoppings. É a única empresa do setor de construção civil e shopping center a ter investment grade da agência de rating Standard & Poor´s.