A Multiplan Empreendimentos Imobiliários divulgou, ontem (28/10), os resultados do terceiro trimestre de 2020. No período, EBITDA, lucro líquido e FFO foram recordes, positivamente impactados pela conclusão da venda da Diamond Tower, em São Paulo. Além disso, o tempo de operação dos empreendimentos da Companhia passou de 8,4% do horário regular no 2T20 para 73,9% ao fim do 3T20, superando os 80% em outubro com a flexibilização de parte das restrições, que também contribui para a melhora no fluxo de pessoas. Os números atuais indicam que o início do 4T20 segue a tendência positiva do trimestre passado.
No 3T20, o EBITDA foi de R$ 703,8 milhões, com uma margem de 68,9%. O resultado representa quase três vezes o EBITDA do mesmo período no ano anterior, e foi beneficiado pela venda da Diamond Tower. Considerando os últimos 12 meses encerrados em setembro de 2020, o EBITDA somou R$ 1,48 bilhão, com aumento de 62,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.
O lucro líquido totalizou R$ 568,8 milhões com 55,7% de margem no 3T20. A venda da Diamond Tower contribuiu com R$ 519,8 milhões. O resultado também foi positivamente impactado pela bem sucedida iniciativa de controle de custos da Companhia e pela recente renegociação de dívidas, pré-pagamentos e redução da taxa básica de juros do Brasil (Selic).
Em julho de 2020, apesar de operar por 21,9% do tempo regular pré-pandemia, as vendas dos lojistas atingiram 39,4% do resultado observado em julho de 2019. Setembro de 2020 confirmou a recuperação, e as vendas atingiram R$ 891,1 milhões, o que equivale a 74,6% do nível de 2019, com os shoppings funcionando por 73,9% do tempo regular.
Do dia 1º ao dia 25 de outubro, as vendas dos lojistas já registraram a maior marca desde 20 de março, atingindo 80,8% dos níveis do ano passado, beneficiadas pelo aumento no horário de funcionamento dos shoppings, que atingiu 84,8% no mês. A performance também foi impulsionada pelo Dia das Crianças, a primeira data comemorativa desde o início da pandemia em que todos os empreendimentos da Multiplan estavam em operação.
Iniciativas digitais
O terceiro trimestre foi marcado pelo aniversário de um ano do superapp multi e pela aceleração de lançamentos no aplicativo. O Multi tem hoje oito vezes mais usuários ativos do que no mesmo período do ano passado. Até o dia 05 de novembro, a Companhia lança a função marketplace no aplicativo em sete novos shoppings, e chega à Black Friday com 16 shoppings integrados à funcionalidade, que permite realizar compras com entrega no mesmo dia. No último trimestre, o Multi atingiu a marca de 44 mil produtos de diferentes segmentos disponíveis para compra pelo superapp.