A Multiplan Empreendimentos Imobiliários divulgou, na quinta-feira (06/08), os resultados do segundo trimestre de 2020. Apesar das medidas de distanciamento social implementadas, a Companhia mostrou agilidade para implementar medidas que compensassem parcialmente a suspensão das atividades dos shopping centers e os reflexos decorrentes deste cenário.
No trimestre, o EBITDA foi de R$180,8 milhões, com margem de 70,3%, um aumento de 442 b.p. em relação ao mesmo período no ano anterior. Além do efeito da linearização da receita de aluguel*, ações de redução de custos e despesas contribuíram para o resultado. Considerando os últimos 12 meses encerrados em junho de 2020, o EBITDA totalizou R$ 1,012 bilhão, registrando um aumento de 12,2% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Apesar dos impactos causados pela suspensão temporária das atividades dos shoppings, o Fluxo de Caixa Operacional (FFO), que não inclui o efeito da linearidade, permaneceu positivo no 2T20 e alcançou R$ 15,9 milhões. Considerando os últimos 12 meses encerrados em junho de 2020, o FFO atingiu R$664,2 milhões.
Operação por apenas 8,4% do tempo regular
No período, embora os shoppings tenham operado por apenas 8,4% do tempo regular, as vendas dos lojistas nos shopping centers da Multiplan foram equivalentes a 15,3% das vendas registradas no 2T19, ou R$587,8 milhões. Os shopping centers que permaneceram abertos por períodos mais longos, apesar da restrição de alguns segmentos, apresentaram os melhores resultados de vendas no trimestre, tendo como destaque o ParkShopping Canoas, ParkShopping, ParkShoppingBarigüi e BarraShoppingSul. O ParkShopping Canoas operou o equivalente a 35,9% do horário de funcionamento do 2T19 e suas vendas representaram 55,2% do nível registrado no 2T19. O fluxo total de veículos nos 19 shopping centers da Companhia correspondeu a 18,8% do 2T19, superando também, proporcionalmente, o percentual de horas de operação.
Já a receita de locação total atingiu R$66,8 milhões no 2T20, equivalente a 25,2% do 2T19. O resultado foi impactado principalmente pelas condições de aluguel oferecidas aos lojistas após a suspensão temporária das operações de varejo no Brasil a partir de 18 de março de 2020, mitigada pela estratégia da Companhia de oferecer diversos canais de vendas a seus lojistas.
As medidas de apoio a lojistas tomadas pela Companhia tiveram impacto ainda na receita líquida, que totalizou R$ 257 milhões, uma queda de 20,9% em comparação ao mesmo período de 2019, e no lucro líquido, que atingiu R$ 70,8 milhões, no 2T20, uma queda de 38,6% em relação ao 2T19. Nos últimos 12 meses, o lucro líquido teve um aumento de 17,4% comparado a junho de 2019 (12M), atingindo R$512,4 milhões e alcançando nos últimos 5 anos uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 8,8%.
Ocupação acima da média nacional
No trimestre, apesar de uma queda de 121 p.b. comparada ao mesmo período do ano anterior, a taxa média de ocupação permaneceu no alto patamar de 96,3%, acima da média nacional. A Companhia entende que a localização dos seus shopping centers em áreas densas e com potencial de crescimento, sua estratégia de longo prazo, bem como o gerenciamento de mix e seus esforços para apoiar os lojistas, foram decisivos para este resultado.
Estratégia multicanal
Devido às medidas de distanciamento social e à suspensão temporária das operações dos shoppings, a Companhia expandiu sua estratégia multicanal e algumas de suas iniciativas tiveram um rápido aumento na demanda. Nos últimos dois meses, a Multiplan expandiu o marketplace do superapp Multi para três novos shoppings: BarraShoppingSul, ParkShopping São Caetano e ParkShoppingBarigüi. Ao todo, sete empreendimentos da Companhia já oferecem esta funcionalidade, que permite aos clientes receber os pedidos no endereço de sua preferência dentro da área de entrega de 10 quilômetros de distância.
A expansão do marketplace do Multi acontece após o crescimento da demanda dos clientes. O volume total de pagamentos (TPV) no superapp no segundo trimestre de 2020 cresceu 2,8 vezes frente aos três primeiros meses do ano. O resultado foi impulsionado pelo aumento de 8,8 vezes no volume referente à categoria de não-alimentícios, que correspondeu a 23% do TPV no trimestre (os outros 77% foram vendas das operações de alimentação).
* As reduções de cobrança do aluguel de março a junho de 2020 foram tratadas como uma modificação do fluxo do contrato de arrendamento e, portanto, a Companhia revisou a linearização de seus aluguéis mínimos de acordo com o prazo remanescente de cada contrato, como previsto nas regras contábeis.