A Multiplan anuncia os resultados do terceiro trimestre de 2018. As vendas de lojistas aceleram 7% em comparação ao trimestre anterior, refletindo os fortes indicadores operacionais dos ativos da companhia. O EBITDA e o Lucro Líquido continuam apresentando aumentos de dois dígitos, 25,5% e 54,1% respectivamente.
Mesmo em um cenário difícil, considerando uma forte base de comparação – as vendas cresceram 8,1% no terceiro trimestre de 2017, quando comparadas com o mesmo período de 2016 – e o impacto no fluxo de visitantes devido à Copa do Mundo em julho, os lojistas nos shopping centers da Multiplan registraram um crescimento de vendas de 7,0% no terceiro trimestre de 2018. Este é o maior crescimento trimestral deste ano, atingindo vendas totais de R$ 3,6 milhões ou R$ 1.593/m² por mês.
A Multiplan registrou um aluguel nas mesmas lojas (SSR) de R$ 118/m² por mês no trimestre, um aumento de 4,1% em relação ao mesmo período de 2017, quando o SSR apresentou crescimento de 6,7%.
A taxa média de ocupação apresentou uma importante evolução chegando a 97,7% no terceiro trimestre deste ano, o que demonstra uma evolução na demanda de lojistas. Desde o primeiro trimestre de 2016, foi a primeira vez que sete shopping centers apresentaram uma taxa de ocupação acima de 99%, liderados pelo ParkShoppingBarigüi (100%), pelo BarraShopping (99,8%) e pelo MorumbiShopping (99,4%).
O EBITDA totalizou R$ 227,2 milhões no trimestre, uma evolução de 25,5% sobre o período anterior, devido principalmente ao aumento de 4,4% na receita líquida, conduzido por um aumento de R$ 11,5 milhões na receita de locação, às menores despesas com remuneração baseada em ações, a uma diminuição de 18,7% nas despesas de shopping centers e a uma redução de 51,9% nas despesas de projetos para locação. A margem EBITDA aumentou quando comparada com a do terceiro trimestre de 2017, chegando a 74,7%.
O lucro líquido apresentou uma evolução de 54,1% no terceiro trimestre de 2018 sobre o mesmo período de 2017, alcançando R$ 116,4 milhões, devido principalmente ao crescimento de 25,5% do EBITDA e à queda de 20,3% na despesa financeira líquida, assim como uma maior distribuição de juros sobre capital próprio (R$ 80,0 milhões neste último trimestre comparado aos R$ 65,0 milhões do mesmo período de 2017).
A relação dívida líquida/EBITDA diminuiu de 2,27x em junho de 2018 para 2,19x em setembro de 2018, a menor alavancagem desde dezembro de 2012 e distante do menor covenant de dívida da Companhia (4,00x). Devido à estabilidade atual da taxa básica de juros (Selic) do Brasil e à alta exposição da dívida da Companhia ao CDI, o custo de dívida da Multiplan permaneceu praticamente estável, variando de 7,66% a.a. para 7,65% a.a. em setembro de 2018.
O ParkJacarepaguá, 20º shopping center da Multiplan, encontra-se em obras no Rio de Janeiro. O projeto possui 39.000m² de ABL e irá trazer uma arquitetura e paisagismo inovadores e grandes espaços abertos, com modernas tecnologias de eficiência energética. O projeto inclui um supermercado, um centro de eventos multiúso, uma pista de patinação no gelo permanente, sete salas de cinema stadium, um parque de diversões, restaurantes, uma ampla praça de alimentação e mais de 2.000 vagas de estacionamento.