A Multiplan Empreendimentos Imobiliários S.A. (B3: MULT3) anunciou segunda-feira, 15 de janeiro, o desempenho preliminar de vendas e a ocupação do ano e do quarto trimestre de 2017 para os seus shoppings centers.
Vendas Nominais
Vendas aumentam em todos os trimestres de 2017, levando a um crescimento anual de 6,8%
As vendas dos lojistas atingiram R$14,7 bilhões, um aumento de 6,8% em relação a 2016. Esta foi mais uma vez a maior produtividade de vendas registrada para os shoppings centers da Multiplan. As vendas do trimestre totalizaram R$4,6 bilhões, um crescimento de 4,9% em relação ao mesmo período do ano anterior, mantendo o histórico da Companhia de vendas de lojistas crescentes em todos os 43 trimestres desde o IPO, em 2007.
Como consequência, as lojas satélites registraram vendas de R$27.440/m² no final do ano.
Pela primeira vez, um total de seis shopping centers ultrapassaram a marca de R$1,0 bilhão em vendas: BarraShopping, MorumbiShopping, ParkShopping, BH Shopping, ShoppingAnáliaFranco e ParkShoppingBarigüi. Esses shoppings registraram R$8,6 bilhões em vendas combinadas, um aumento de 7,6% na comparação a 2016.
O crescimento percentual mais forte foi registrado no ParkShoppingCampoGrande, BarraShopping e ParkShoppingBarigüi, que em 2017 apresentaram aumentos de dois dígitos nas vendas, de 16,8%, 10,3% e 10,2%, respectivamente.
O ParkShopping Canoas foi inaugurado em meados de novembro e já adicionou R$71,9 milhões às vendas totais.
Comparação nas Mesmas Bases
As Vendas nas Mesmas Lojas mais que dobram o crescimento de 2016, respaldadas pela melhoria contínua do mix
As Vendas na Mesma Área (SAS) cresceram 6,6% em 2017, acumulando um crescimento de 12,3% em dois anos. As Vendas nas Mesmas Lojas (SSS) cresceram 5,2%, com variação positiva em todos os segmentos. Artigos para o Lar & Escritório apresentaram o maior aumento na comparação das mesmas bases, entregando um crescimento de 16,4% no ano, seguido pelo segmento de Serviços, com um aumento de 11,3%. O SSS de Alimentação, Vestuário e Artigos Diversos cresceram 5,4%, 4,2%, e 0,6%, respectivamente.
A atividade mais amena do varejo nos últimos anos se tornaram uma oportunidade para melhorar o mix de lojistas e melhor preparar o portfólio para a recuperação econômica esperada, como evidenciado pelo spread positivo entre o SAS e o SSS trimestre após trimestre.
No 4T17, o SAS apresentou um crescimento de 3,6% em relação ao 4T16, enquanto o SSS aumentou 2,7% na mesma comparação. A Multiplan mantém o histórico impecável de apresentar dados positivos de SAS e SSS em cada trimestre desde o IPO.
Taxa de Ocupação
16 dos 19 shoppings centers terminaram o ano com taxa de ocupação maior que 95%
O portfólio da Multiplan manteve uma alta taxa de ocupação no ano, apesar do cenário econômico desafiador, com uma média de 97,4%.
No trimestre, se desconsiderarmos as áreas recém-inauguradas, a taxa de ocupação teria sido 97,6%, um aumento de 25 p.p. em relação ao mesmo período do ano anterior e de 13 p.p. em relação ao 3T17. Se as áreas recentes forem consideradas, a taxa de ocupação no final do trimestre foi 97,2%.
Na segunda metade de 2017, a Multiplan inaugurou o ParkShopping Canoas, o Centro Médico do RibeirãoShopping e a segunda fase da Expansão II do Pátio Savassi, que contribuíram para um aumento de 57.233 m² na ABL da Multiplan em 2017, ou um aumento de 7% da área total.