Shoppings terão iluminação de fachada, palestras e doação de cabelo
Os shoppings da Multiplan aderiram ao Outubro Rosa e promovem, ao longo do mês de outubro, ações para chamar atenção sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. A campanha mundial de prevenção da doença integra o “Multiplique o Bem”, projeto corporativo de responsabilidade social da empresa.
O ParkShoppingSãoCaetano, em São Caetano; ShoppingAnáliaFranco, São Paulo; JundiaíShopping, Jundiaí; Parkshopping, Brasilia, e Pátio Savassi, Belo Horizonte, ganham iluminação especial e ficam com a fachada na cor rosa. A ação representa o apoio dos empreendimentos à campanha e visa a lembrar sobre o direito da mulher de realizar mamografia na rede pública. Alguns colaboradores e lojistas também aderiram à ação usando broches com o laço na cor que representa o movimento.
No Rio de Janeiro, o Complexo BarraShopping e NewYorkCityCenter abrigam diversas ações como: artistas circenses e grupo de bailarinas homenageando as pessoas que lutam contra a doença. No local acontece ainda o programa Força na Peruca, que recebe doação de cabelos para o banco de perucas. Já os três salões de beleza do ParkShoppingCampoGrande- Édson Freitas, Espaço Juliana Paes e Tesoura Mágica – participam do Outubro Rosa dando um corte para quem doar pelo menos 20 centímetros de cabelo. Também é possível aderir doando lenços para a cabeça.
O DiamondMall, Belo Horizonte, promove a Casa Delas, entre 19 e 29, com ciclo de palestras, debates sobre o câncer de mama, painéis de discussão e lançamento de livro escrito por uma paciente. O ShoppingSantaÚrsula, São Paulo, promove palestra sobre a valorização da vida com a preservação de óvulos para pacientes com câncer e também orientações sobre a prevenção do câncer de mama.
Sobre o Outubro Rosa
Outubro Rosa é um movimento popular internacionalmente conhecido e comemorado. O nome remete à cor do laço que simboliza a luta contra o câncer de mama. Fundado nos Estados Unidos, começou com ações isoladas, que aconteciam sempre no 10º mês do ano. Com a aprovação do Congresso, o outubro se tornou a data nacional americana de prevenção da doença.
A história do Outubro Rosa teve início nos anos 90, quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure criou e distribuiu um laço cor-de-rosa aos participantes da primeira Corrida pela Cura. Não se sabe a data exata de quando monumentos, prédios públicos, pontes, teatros, entre outros, passaram a adotar a iluminação rosa em apoio à causa. O fato é que a iniciativa se espalhou por diversos países e, atualmente, a ação é visualmente compreendida no mundo todo.